Menu
28 de março de 2020 • Ano 9
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Estadual

Fundação do Trabalho reduz distribuição de senhas

Funtrab orienta os trabalhadores a utilizar os serviços pelo sistema digital

19 Mar2020Da redação14h19

Em cumprimento ao Decreto nº 15.391 de 16/03/2020 que dispõe sobre as medidas temporárias a serem adotadas para a prevenção do contágio da doença Covid-19, a Fundação do Trabalho de MS (Funtrab) adotou as seguintes medidas administrativas: distribuição reduzida de senhas nos períodos matutino e vespertino; turno de trabalho em escalas; servidores com idade a partir de 60 anos atuando em home office e cursos da Casa de Qualificação suspensos temporariamente. As medidas adotadas poderão sofrer alterações de acordo com o cenário e eventuais novas determinações ou recomendações do Poder público. 

Vale lembrar que a Funtrab no intuito de diminuir a aglomeração de pessoas ou diminuir o tempo de permanência nos locais públicos, prossegue o atendimento de segunda a sexta, das 07h30 às 17h30. A Funtrab orienta os trabalhadores a utilizar os serviços pelo sistema digital e disponibiliza o telefone 3320-1400 para orientações.

Vagas de emprego – Na primeira vez, é necessário comparecer na Funtrab (ou em uma das Casas do Trabalhador). Acesse o passo-a-passo para obter mais informações: https://empregabrasil.mte.gov.br/passo-a-passo/. Para você que já se cadastrou na Rede SINE do Ministério do Trabalho e  baixou o aplicativo, terá acesso a diversos serviços do SINE. Pesquise e concorra a vagas de emprego. Através do aplicativo você poderá, a qualquer momento, pesquisar e concorrer a vagas de emprego disponibilizadas no sistema SINE. Todas as informações a sua mão, fácil e sem complicação. Não se esqueça de que para consultar vagas de emprego é necessário ter o seu currículo cadastrado/atualizado na Funtrab ou nas Casa do Trabalhador no interior do Estado.

Carteira de Trabalho Digital – Basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android). Ou acessar via Web, por meio do link https://servicos.mte.gov.br/  . E quem já tem cadastro no sistema acesso.gov.br, basta usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital. A novidade traz inicialmente como benefícios a agilidade na solicitação do documento, acesso à informação de Qualificação Civil e de Contratos de trabalho através da integração de diversos bancos de dados do governo federal.

Seguro-Desemprego – Baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Assim que receber a documentação, 7 dias após a dispensa para encaminhar o Seguro-Desemprego, o trabalhador pode acessar o Portal Emprega Brasil (servicos.mte.gov.br) e clicar em “Quero me cadastrar”, basta ir em “Já tenho um cadastro” e informar a senha de acesso.

Quem ainda não é registrado deve digitar dados pessoais, como CPF, nome e telefone, e responder a algumas perguntas sobre a vida laboral e previdenciária. Uma vez com acesso à conta, é preciso clicar em “Solicitar Seguro-Desemprego” e informar o número do requerimento que está no comunicado de dispensa. Em seguida, confirmar a solicitação e obter um comprovante ao final do processo.

Se a solicitação online for concedida automaticamente, informará a emissão das parcelas acontece em 30 dias contados a partir da data de liberação pelo sistema. Se o sistema acusar alguma necessidade de validar a documentação ou erro, o cidadão deve comparecer à Funtrab (ou Casa do Trabalhador) e levar os todos os documentos recebidos pela empresa empregadora incluindo os três últimos holerites, documentos pessoais, Carteira de Trabalho. Caso a Carteira for virtual(digital)basta declarar no ato do atendimento.

 

Veja Também

Publicado edital para contratação de médicos e enfermeiros
Inscrições para Médico do Trabalho na BTTC continuam abertas
Prefeitura nomeia 145 candidatos aprovados na área da saúde
Prefeitura convoca aprovados em contratação temporária na Sesau
Fundect prorroga edital de 50 bolsas de R$ 4 mil por conta do coronavírus
Confira dicas de cursos para fazer durante a quarentena
Termina nesta segunda-feira, prazo para inscrições no processo seletivo para de profissionais da saúde
Sai resultado do exame de capacidade física
Vale Universidade divulga relação de pré-habilitados
Funtrab tem oferta de 210 oportunidades de trabalho