Menu
22 de agosto de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Melhor idade

Experiência e sabedoria em alta

Empresas proporcionam oportunidades para profissionais permanecerem no mercado de trabalho

6 Jul2019Da redação10h04

Valorização da experiência é algo essencial para quem quer crescer e se desenvolver no mercado de trabalho, tanto o conhecimento profissional, quanto - e principalmente - de vida. Cada vez mais, as empresas se voltam para esse público, entendendo que as vantagens são para ambos: trazem a sabedoria e profissionalismo desses colaboradores para seu quadro, enquanto proporcionam a eles ocupação e renda.

De acordo com a coordenadora de Gente e Gestão do Fort Atacadista, Bianca Antonia Alves Pinheiro, entre as vantagens dos funcionários contratados na melhor idade, está o fato de que geralmente são pessoas bastante comprometidas. “Eles costumam ter mais senso sobre a importância da qualidade do serviço prestado e do atendimento ao cliente”, observa.

Entre os exemplos, está o auxiliar Aparecido Pimenta. Aos 71 anos, ele organiza os carrinhos de compras no estacionamento há cerca de um ano e meio. Antes, era motorista de caminhão, trabalhando nas estradas. O novo emprego permitiu a ele ficar mais tempo em casa, o que proporciona maior qualidade de vida. 

Para Aparecido, as pessoas da melhor idade costumam ter mais responsabilidade no que fazem. “A maior vantagem que percebo nas pessoas de idade, é que elas não perdem tempo, não enrolam para trabalhar. Vão lá para prestar seu serviço, durante as horas em que precisam, tranquilamente, tudo dentro do limite.” Ele afirma ainda que, durante todo o tempo em que trabalha no Fort, não teve faltas nem atestados. 

O auxiliar conta ainda que, quando começou a trabalhar na empresa, ganhou uma muda de ipê, e lhe disseram que o ipê representava sua vida dentro da empresa. “O ipê está a coisa mais linda do mundo. Então, se for por aí, estou muito bem”, conclui.

Já Marina Medeiros está no Fort há cerca de 7 anos e meio, atualmente é auxiliar de tesouraria. Aos 50 anos, conta que nunca havia trabalhado em supermercado, e tinha até uma certa curiosidade em saber como era essa rotina. Antes, Marina tinha uma distribuidora de medicamentos com o então marido. Quando o casamento acabou, fecharam a distribuidora e ela ficou por algum tempo sem trabalhar, cuidando da casa e dos filhos. 

Um dia, ao fazer compras em uma das unidades Fort em Campo Grande, ficou sabendo da vaga e resolveu concorrer. Deu certo e a auxiliar revela que não quer parar tão cedo. "Quando somos mais novos, temos muitas opções, se não funciona em um lugar, podemos mudar, ir para outra empresa. Com a idade, vamos nos encaixando, já não temos tanta rotatividade. Quando conseguimos trabalho em uma empresa que gostamos, como é o meu caso, queremos continuar trabalhando. Gosto do que faço, de onde estou, e isso também é muito importante. Não quero chegar na terceira idade e ficar parada, quero continuar trabalhando”, ressalta.

Marina considera que, com o passar do tempo, as pessoas vão ficando mais responsáveis, conseguem ser mais ponderadas e ter calma e sabedoria para resolver as coisas da melhor forma para todos. “Com a idade, vem também a sabedoria, de não brigar por qualquer coisa, de não discutir quando não concorda com algo. Sentar, conversar, tentar ver o ponto de vista da outra pessoa ou da empresa, e não apenas o nosso ponto”, analisa. Hoje os filhos moram com o pai em outro estado, e Marina faz planos para os próximos anos. “O Fort oferece muitas opções, e me fez ver que idade não é um empecilho, então eu ainda quero passar por outros setores aqui dentro porque sei que posso aprender muito.” 

Pensando nisso, a rede Fort Atacadista mantém o projeto chamado Maturidade, que busca profissionais acima dos 40 anos, com o objetivo de trazerem sua vivência e sabedoria para contribuir com a empresa. Quem se interessar, precisa ter ensino médio completo, estar em condições de trabalho e ter vontade. Basta entregar o currículo em qualquer uma das unidades do Fort Atacadista em Campo Grande nos seguintes endereços:

 

Veja Também

Vaga para enfermeira hospitalar na Capital
Aberta seleção para instrutores de capacitação profissional da Funsat
JBS oferece vagas de trabalho sem exigir experiência em MS
Prefeitura convoca classificados em seleção para Assistente de Educação Infantil
Fundação oferece 627 vagas de emprego no Estado
JBS abre 153 vagas na Capital e interior de MS
Vagas de emprego em escolas do campo
Festival Comitiva dos Chefs começa sexta-feira
IFMS abre 10 vagas para professor substituto
ACICG realiza palestra com redator da Nova Lei Trabalhista, Marlos Melek