Menu
28 de janeiro de 2020 • Ano 9
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Paranaíba

Em Paranaíba, UEMS abre 170 vagas em cinco cursos pelo Sisu

Os cursos oferecidos são, Ciências Sociais, Direito e Pedagogia

14 Jan2020Da redação13h52

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) oferece 170 vagas, na unidade de Paranaíba, nos cursos de Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura), Direito (matutino e vespertino) e Pedagogia, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020.

São duas licenciaturas e três bacharelados: Ciências Sociais (bacharelado): 20 vagas totais, sendo 14 de ampla concorrência, duas para indígenas e quatro para negros; Ciências Sociais (licenciatura): 30 vagas totais, sendo 21 de ampla concorrência, três para indígenas e seis para negros; Direito (bacharelado - matutino e noturno) e Pedagogia (licenciatura) – estes três cursos com 40 vagas totais cada um, sendo 28 de ampla concorrência, quatro para indígenas e oito para negros (as cotas são para pessoas que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas).

O profissional licenciado em Ciências Sociais poderá desenvolver atividades de docência; desenvolver atividades de pesquisa na área educacional; formular, acompanhar e desenvolver políticas e projetos pedagógicos na área; atuar como técnico especializado da área educacional junto ao setor público e privado. E o bacharel: desenvolver pesquisa em sua área de formação; atuar em empresas públicas e privadas, organizações da sociedade civil, entidades públicas e privadas; desenvolver assessoria, consultoria, planejamento, projetos; prestar serviços na área específica de sua formação básica; utilizar os dados resultantes de pesquisas para a melhor elaboração de políticas públicas que atendam a realidade regional e nacional; atuar nos setores de pesquisas.

O formado em Direito poderá atuar: na Carreira Jurídica: Magistratura, Ministério Público Estadual e Federal, Defensoria Pública, Procuradoria do Estado e do Município, Delegacia Civil e Federal; na Advocacia: Cível, Penal, Trabalhista, Tributária, Ambiental, Agrária, Empresarial, Previdenciária, Direito Público Administrativo e ainda as mais novas áreas que surgem: Direito Internacional, Telecomunicações, Bioética, Direito Eleitoral, Tecnologia da Informação; como docente, pesquisador e consultor

O egresso em Pedagogia poderá trabalhar como professor da Educação Infantil ou das Séries Iniciais, como inspetor escolar, orientador e supervisor educacional, além da área do turismo educacional, empresarial, de assessoria política e psicopedagogia.

As vagas já estão disponíveis para consulta no site sisu.mec.gov.br e as inscrições ocorrem de 21 a 24 de janeiro.

Em 2020, a UEMS oferece 2.163 vagas, em 54 cursos de graduação. Todos os cursos da UEMS reservam 20% das vagas para alunos negros e 10% para alunos indígenas.

Sisu 2020

O Sisu é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), pelo qual as instituições públicas de ensino superior do país oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O período de inscrições do Sisu 2020 ocorrerá de 21 a 24 de janeiro por meio do endereço: sisu.mec.gov.br/.

Pode fazer a inscrição no Sisu 2020, o estudante que participou do Enem de 2019, obteve nota na redação diferente de zero e não esteja na situação descrita no item 3 do Edital do Enem 2019. É necessário informar o número de inscrição do Enem 2019 e a senha mais atual cadastrada no Enem.

O candidato selecionado na chamada regular, em 1ª ou 2ª opção, não poderá participar da lista de espera. O candidato não selecionado na chamada regular poderá escolher, para a lista de espera, a 1ª ou 2ª opção informada no período de inscrição.

Confira o Cronograma do Sisu

21/01 a 24/01 - Período de inscrições

28/01 - Resultado da chamada regular

29/01 a 04/02 - Prazo para participar da Lista de Espera

07/02 a 30/04 - Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data

 

UEMS

A UEMS está presente em 22 municípios de Mato Grosso do Sul. A Universidade possui 15 unidades e sete polos de Ensino a Distância. Hoje são oferecidos mais de 50 cursos de graduação presencial e na modalidade EaD, além de 22 cursos de Pós-Graduação entre especializações, mestrados e doutorados. A UEMS ainda conta com 11 Centros de Pesquisa,

Ensino e Extensão (Cepex), que são referência em diversas áreas na Universidade. A UEMS é a primeira do Brasil garantir a inclusão de indígenas (10% das vagas) em todos os cursos de graduação; e a terceira a adotar cota racial (20% das vagas) no País.

Veja Também

Vaga de trabalho para técnico agrícola/ambiental
MS tem 2,5 mil oportunidades de emprego nesta segunda-feira
Mais de 200 concursados são convocados
Esmagis disponibilizará curso de atualização sobre pacote anticrime
Programa de residência médica na Capital recebe inscrições
Abertas inscrições para curso gratuito em mídias digitais
Seleção para professores temporários será neste domingo
SAD divulga abertura de inscrições para 145 cursos on-line para servidores
Curso de segurança do paciente é oferecido pelo Senac na Capital
Curso gratuito de higiene e manipulação de alimentos abre inscrições