Menu
13 de dezembro de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Mercado do trabalho

6 Excelentes Razões para criar o seu Currículo Online

A forma como apresenta currículo pode ser decisiva na conquista da vaga

22 Nov2019Da redação09h02

Passe o tempo que for, existem coisas que não mudam nunca. O uso do currículo como forma de se apresentar para novas oportunidades no mercado de trabalho é uma delas.

Afinal, mesmo com todo o avanço da tecnologia, o curriculum vitae ainda é uma das melhores maneiras de organizar e apresentar as suas habilidades profissionais. Sendo assim, é essencial que todas as pessoas criem o seu próprio e o mantenham atualizado.

Portanto, se você ainda não tem um currículo, é hora de mudar isso. Veja a seguir 6 razões para criar o seu curriculo online agora mesmo e conheça uma ferramenta fácil e rápida para lhe ajudar caso você não saiba como fazer currículo online.

1. Estar sempre preparado para qualquer imprevisto

Por mais que você esteja em um emprego que lhe agrade, é importante ter em mente que imprevistos acontecem. Por exemplo: a empresa pode fechar, a necessidade de corte de custos pode surgir e, com isso, o seu cargo também pode ficar em jogo. 

Nesse caso, ter um currículo pronto e atualizado é fundamental para que você esteja sempre pronto caso seja necessário trocar de trabalho ou procurar por uma nova ocupação.

2. Reunir informações importantes em um único lugar

Antes de mais nada, é preciso esclarecer que o curriculum vitae é um documento cujo objetivo é reunir toda a sua trajetória de vida profissional, incluindo escolaridade, área de atuação, entre outras coisas. Sendo assim, quanto mais tempo de estudos, cursos de especialização e experiências de trabalho, maior o número de informações a serem incluídas nesse documento. Afinal, ele deve ser o mais completo possível.

Isso significa que é importante criar um currículo para que essas informações sejam preservadas e permaneçam reunidas em um único lugar. Do contrário, quando elas forem necessárias, o processo de buscar por certificados e documentos pode ser trabalhoso e tomar mais tempo do que o esperado.

3. Convencer o recrutador de que você é um bom candidato

Não adianta deixar o currículo de lado e achar que somente uma boa entrevista é capaz de garantir que a vaga pretendida será conquistada. Para começar, na maioria dos casos, a entrevista sequer acontece se o curriculum vitae não cumprir bem o seu papel de apresentar o candidato. Seja ele um currículo online, enviado por e-mail, ou um mesmo um currículo impresso, entregue pessoalmente.

Portanto, a preocupação com uma boa diagramação, organização de informações e um design atrativo é necessária – e pode ser fundamental para a conquista do emprego desejado.

4. Dar destaque especial para informações estratégicas

Já parou para pensar qual é o seu grande trunfo? Pode ser uma experiência anterior em uma grande empresa do segmento, um curso específico altamente valorizado em sua área de atuação, entre outras coisas. O que interessa é que seja qual for, o currículo é o lugar ideal para dar destaque especial a ele.

Segundo os próprios recrutadores, um dos grandes segredos dos currículos atrativos é saber destacar o que realmente importa. Afinal, ao bater o olho no curriculum vitae, o profissional responsável pela seleção deve encontrar aquilo que é mais importante logo de cara, e o seu trunfo pode fazer toda a diferença diante dos outros candidatos.

5. Mostrar o quanto você gosta de se atualizar

É comum sentir certo nervosismo durante uma entrevista ou bate papo casual com um recrutador e, com isso, esquecer de mencionar informações importantes sobre você. E é aqui que entra mais uma razão para criar o seu currículo: listar todas essas informações importantes.

Aquele intercâmbio em Londres onde você fez um curso de verão e aquela palestra que tratava exatamente sobre boas práticas da sua área de atuação precisam estar no currículo. Assim, mesmo que na conversa essas informações cruciais fiquem de fora, o recrutador terá em mãos um documento que diz isso sobre você.

6. Ter um grande aliado na busca pela evolução profissional

Outra razão para criar o seu currículo é contar com um aliado na busca por uma ascensão de carreira ou primeiro emprego. Afinal, quanto maior o cuidado dedicado na construção desse documento tão importante, maior o número de portas que podem se abrir no mercado de trabalho.

Depois de saber tudo isso, você deve estar se perguntando por onde começar. E aqui vai uma excelente notícia: existem plataformas para fazer o seu curriculum vitae online com muita facilidade e sem perder tempo. Há, inclusive, modelos de currículo online específicos para áreas como Advogado, Esteticista, Auxiliar Administrativo etc. e uma lista com os 10 currículos mais procurados.

Nunca foi tão fácil conseguir se destacar no mercado de trabalho!

Veja Também

Escola do Sesi de Corumbá recebe matrículas para o ano letivo de 2020
Prefeitura abre mais sete vagas para assistente educacional
Vaga de emprego para coordenador de recursos humanos
UEMS realiza três seleções para profissionais de nível superior
Vestibular Solidário arrecada alimentos para instituições filantrópicas
Processo seletivo oferece 342 vagas para professores
Prefeitura convoca médicos especialistas aprovados em concurso
Gabarito preliminar de prova para residência médica é divulgado
Escola do Sesi abre matrículas da Educação Infantil ao Ensino Médio
Prefeitura realiza seleção do primeiro emprego para Jovem Aprendiz