Menu
15 de outubro de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Mega Banner CCR-MS Via
Oportunidades

Abertas as inscrições para o Programa Vale Universidade

Interessados em participar da seleção devem realizar a inscrição pela internet

15 Fev2018Da redação13h31

Começa nesta-quinta-feira (15.2) e segue até o dia 2 de março, as inscrições para o Programa Vale Universidade (PVU), no processo seletivo 2018. Os candidatos interessados em participar da seleção devem realizar a inscrição por meio do site da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), clicando no banner de inscrição.

No Vale Universidade o Estado paga até 70% do valor da mensalidade na universidade conveniada (tendo como limite máximo mensal o valor de um salário mínimo), e a instituição oferece dedução de mais 20%, totalizando 90% de incentivo, cabendo ao acadêmico os 10% restantes.

Criado por meio de lei em 2009, o Vale Universidade foi ampliado na gestão do governador Reinaldo Azambuja para atender mais alunos. Em 2018 o número de vagas foi de 1.500 para 2.000, dando mais oportunidade de acesso ao ensino superior. Todos os anos, o Governo beneficia 1.800 alunos com o Vale Universidade e 200 com o Vale Universidade Indígena. As vagas para os novos alunos são abertas conforme os bolsistas vão concluindo o curso.

A secretária da Sedhast, Elisa Cleia Nobre, reforça o importante papel social do programa. “É um programa que dá oportunidades e transforma vidas gerando benefícios para toda a sociedade”, diz. Ela reforça ainda que é muito importante que o acadêmico observe as informações com atenção antes de efetivar a inscrição.

Requisitos - Pode participar do programa o acadêmico que comprove renda individual igual ou inferior a R$ 1.448,00 e renda familiar mensal de até R$ 2.896,00, além de estar matriculado em curso presencial de bacharelado ou licenciatura autorizado pelo Ministério da Educação (MEC), mantido por instituição de ensino superior pública ou privada, sediada em Mato Grosso do Sul e conveniada ao Programa.

O estudante não pode possuir diploma em outro curso superior; deve morar no Estado há mais de dois anos; não ser beneficiado por qualquer outro tipo de benefício ou de auxílio financeiro com a mesma finalidade do Vale Universidade e não ter registro de reprovação de qualquer disciplina na data de inscrição e convocação; não possuir, simultaneamente, outro membro da família beneficiado no Programa.

Seleção - Após o período de inscrição será realizada a classificação preliminar dos candidatos. Os nomes dos pré-selecionados serão divulgados pela Sedhast, nos meios de comunicação, nas instituições de ensino superior e no Diário Oficial do Estado (DOE). Quem for pré-selecionado deve comparecer no dia, hora e local designados.

Estágio - Os estudantes classificados realizam estágio com carga horária de até 20 horas semanais, compatíveis com o horário escolar, nas instituições indicadas pela Secretaria. A duração do estágio será de seis meses, com a possibilidade de renovação do contrato, desde que não ultrapasse o término do curso.

No site da Sedhast, os candidatos podem acompanhar todas as publicações sobre o processo de inscrição e seleção. O Programa Vale Universidade visa, entre seus objetivos, dar oportunidade ao estudante universitário o aprimoramento a sua formação profissional, mediante concessão de benefício social.

Veja Também

TIM abre vagas de emprego em Campo Grande
Sebrae oferece soluções gratuitas para empresários em finanças
Vaga para estágio em administração
Vagas para auxiliar financeiro e estoquista
Empresa faz seleção para 200 vagas neste feriado
Prova de digitação é excluída de concurso
Governo convoca candidatos da PM e CBMMS para exame e prova de títulos
Vagas para estágio em tecnologia da informação e ensino médio
Capacitação gratuita orienta empresários sobre compras
Vagas para comprador, contador, engenheiro, esteticista e outros