Menu
23 de março de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Mega banner segov dengue
Cultura

UFGD e UEMS sediam evento de Literatura e Arte Contemporânea

Haverá conferências e mesas-redondas abordando a temática da Literatura e a relação entre as artes

15 Mar2019Da redação16h19

No período de 24 a 27 de abril será realizada em Dourados (MS) a quarta edição do Seminário de Literatura e Arte Contemporânea (SELAC), com conferências e mesas-redondas abordando a temática da Literatura e a relação entre as artes, além de sessões de comunicações coordenadas, com a apresentação de pesquisas acadêmicas. 

Todas essas atividades acontecerão no campus, na UFGD e Uems. Também estão programadas atividades culturais no Sucata Cultural, como: a Feira InterArtística, com a presença de artistas da cidade e região, o sarau "Entre Artes" e um espetáculo teatral com o Grupo CASA - Coletivo de Artistas, de Campo Grande (MS).

Dia 24 de abril, a conferência de abertura do evento é também a Aula Magna do Programa de Pós-graduação Mestrado em Letras, Turma de 2019, da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE), da UFGD. Na oportunidade, professor doutor Aguinaldo José Gonçalves (UNESP) falará sobre as “Relações tensivas entre o signo verbal e o signo visual”, com a mediação do professor doutor Paulo Custódio de Oliveira (UFGD), coordenador do Grupo de Estudo InterArtes.

No dia 25 de abril, será a mesa-redonda intitulada: “Arte e Política”. Dentre as discussões estão: O "nosso militar(?)": o militarismo alemão na poesia satírica de Kurt Tucholsky, com o professor doutor Anderson Augusto Roszik (UNESP); Imagens da democracia e da ditadura, ministrada pelo professor doutor Rogério Silva Pereira (UFGD) e Arte e estado de exceção na América Latina atual, apresentada pela professora doutora Flavia Almeida Vieira Resende (UFGD). 

No dia 26 de abril, haverá a mesa-redonda “Teatro de Grupo - uma vida colaborativa”, com a presença de Lígia Prieto, diretora, e Fernando Lopes, dramaturgo, do Grupo CASA - Coletivo de Artistas, de Campo Grande (MS) e de Carla Ávila, artevista docente do curso de Artes Cênicas (UFGD), do Grupo Mandi’o, de Dourados (MS). Neste mesmo dia, acontecerá o Sarau “Entre Artes” e a Feira InterArtística, no Sucata Cultural.

No dia 27 de abril, a programação encerra com a Feira InterArtística e o espetáculo teatral A Vida é Sonho, uma adaptação do Grupo CASA do texto de Calderón de La Barca. Os ingressos para a peça serão vendidos separadamente e somente nos dias 25 e 26 de abril, na bilheteria do Sucata Cultural. 

Chamada para trabalhos - Até o dia 20 de março de 2019, acadêmicos, docentes e pesquisadores poderão inscrever seus trabalhos para serem apresentados nas Sessões de Comunicações Coordenadas que acontecerão no período da tarde, nos dias 25 e 26 de abril, nas salas de aula da FACALE. Dentre as temáticas das sessões estão: Literatura e as relações interartes; Literatura, memória e relações de gênero; Literatura e estudos culturais; Literatura e História e, por fim, Práticas Educacionais.

Para tanto, serão aceitos os resumos de pesquisas que abordem as seguintes áreas do conhecimento: Letras, Literatura, Linguística, Artes, Comunicação, Cinema, Mídias Sociais Digitais, HQ, TICs - Educação, História, Filosofia e Psicologia. As comunicações que forem apresentadas e que estiverem de acordo com as normas do Comitê Científico integrarão o Caderno de Resumos, Anais do SELAC 2019 (e-ISSN: 2594-4681).

Sobre o Selac - O SELAC é um projeto de extensão ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX), à Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE) e ao Programa de Pós-graduação Mestrado em Letras (PPGL), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O evento é organizado desde 2016 pelo Grupo de Estudo InterArtes, e tornou-se uma ampliação das discussões desenvolvidas pelos docentes e discentes do projeto de pesquisa “Simulacros Fanopáticos do Sujeito Latino-americano”.

A proposta do seminário é estabelecer um diálogo entre pesquisadores, a comunidade acadêmica das universidades (federal, estadual e privada) e as escolas estaduais e municipais de Dourados. São objetivos do SELAC: fomentar e aprofundar as discussões acerca da relação entre a Literatura e as outras artes, bem como estimular práticas pedagógicas inovadoras, tendo em vista o contexto específico de inserção das pesquisas locais e os novos desafios impostos por contextos culturais complexos. 

Dessa forma, o projeto contribui para o desenvolvimento de futuros professores das Letras e das Artes, com um senso crítico e estético aguçado, conectado às várias linguagens artísticas, capaz de ressignificar e realinhar as produções artísticas de nosso tempo. A meta é que o SELAC fortaleça a imagem institucional da FACALE, como um espaço institucional, permanente e oficial para agrupar, organizar e difundir conhecimentos, reflexões e pesquisas nos campos da Letras, Literatura, Artes, Linguística, Educação, entre outros.

Sobre o palestrante da aula magna - Aguinaldo José Gonçalves é professor sênior da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Livre-docente em Teoria Literária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Doutor em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (USP). Autor do livro "Nove Degraus para o Esquecimento" (2017) e "Das estampas" (2013).  
Sobre as obras: https://www.atelie.com.br/livro/nove-degraus-para-o-esquecimento/

Veja Também

Fundação de Cultura inaugura ‘Espaço Jorapimo’ com obras inspiradas em Lídia Baís
Semana da Francofonia celebra expressões culturais com sessões de cinema no MIS
Escolas têm até hoje para inscrever alunos em concurso de cartas
Cia Dançurbana estreia ‘Temporada Quanto Custa?’
Sesc Cultura terá estúdios de Pintura e Cerâmica
Oficinas gratuitas de pintura na biblioteca do Horto Florestal
Agentes da PF lançam livro com relatos de investigações em MS
Cine Sesc tem dramas e título em espanhol nesta semana
Festeja trará grandes nomes da música sertaneja à Capital
Santuário lotado na Quarta-feira de Cinzas