Campo Grande •21 de Outubro de 2017  • Ano 6
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full Banner FM Cidade

Da redação | Sexta, 4 de Novembro de 2016 - 11h46Para comemorar Centenário, Sesc constrói o quintal da poesia de Manoel de BarrosProposta é que a população possa se deixar envolver pela poesia e por seus personagens

(Foto: Divulgação)

O Sesc MS lançou ontem, na Morada dos Baís, a programação em comemoração ao centenário de Manoel de Barros, um dos mais notáveis e personalíssimos poetas contemporâneos do Brasil. A diretora-regional do Sesc, Regina Ferro, destacou que a proposta é que a população possa se deixar envolver pela poesia e por seus personagens, por meio das ações, como ambientação poética, contações de histórias, entre outros. “Isso só foi possível porque dentro do Sesc abraçamos essa proposta”.

Secretário de Estado de Cultura, Turismo, Inovação e Empreendedorismo, Renato Roscoe, destacou que as ações contribuem para aproximar a população da literatura manoelina. “É um orgulho muito grande para nós estarmos aqui e queremos avançar nesta parceria com o Sesc”.

Marcelle Saboya analisa de cultura do Sesc Corumbá fez uma breve apresentação, lembrando que Manoel foi intitulado por Carlos Drummond de Andrade como o maior poeta contemporâneo da literatura brasileira.

“A ideia do quintal é uma referência ao tema que permeia a obra do poeta, a infância e arte de se infantilizar por meio da poesia”. Neste contexto, Marcelle apresentou ao público os ambientes do Sesc Morada dos Baís e seus significados. 

Centenário – Intitulada “Meu quintal é maior que o mundo”, a programação vai envolver as cidades de Campo Grande e Corumbá. Haverá oficinas, exposições, contação de histórias, intervenções, ambientação poética, ambientes de leitura e programação durante o Festival América do Sul Pantanal, que ocorre de 11 a 14 de novembro, em Corumbá. Em Campo Grande, instalações poéticas passarão pela avenida Afonso Pena e chegarão aos shoppings e supermercados, além das unidades do Sesc.

“O brilhantismo de Manoel foi reconhecido por várias vezes com grandes premiações nacionais e o Sesc agora vem reverenciar este poeta vanguardista que deu tantas contribuições à literatura e inspiração à cultura brasileira. O que queremos é tocar toda a sociedade com a arte manoelina, promovendo a leitura dentro e fora do ambiente escolar, de forma prazerosa, deixando-se envolver nos neologismos de Manoel de Barros”, diz a diretora regional do Sesc, Regina Ferro.

A proposta da programação do Sesc é envolver todos os públicos, desde os pequenos, com contação de história e declamações de poesias a interessados nas mais diversas manifestações culturais, como oficina de lambe-lambe, estudo poético e cinema.

Sobre o poeta – Manoel de Barros nasceu em Cuiabá, no ano de 1916, mas radicou-se em Mato Grosso do Sul, porque em seu primeiro ano de vida veio viver com a família na área rural de Corumbá. Seus últimos anos viveu em Campo Grande. Aos 19, Manoel escreveu seu primeiro poema, e a partir de então sua veia poética não mais deixou de pulsar. Tanto que se tornou reconhecido nacional e internacionalmente como um dos mais originais do século e mais importantes do Brasil.

Confira a programação completa aqui

Veja Também
Sesc terá palestra sobre a trajetória da música no Estado
Casal lança livro com dicas para o sucesso pessoal e financeiro
Oficina 'Introdução ao Graffiti' é realizada no Centro Cultural
No Sesc, crianças aprendem arte, escutam histórias e têm cinema
Cine Sesc exibe drama brasileiro 'Aquárius' nesta semana
MIS realiza Mostra de Cinema Russo em alusão aos 100 anos da revolução socialista de outubro
Um bugre que rima com estrelas
Veja as fotos do show de aniversário de 30 anos
Festival terá homenagem a Mayara Amaral
Academia de Letras de MS elege novo presidente
Square banner notícias UCI
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothNews
DothShop
Rec banner - Patio central
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento