Menu
6 de dezembro de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Música

Orquestra Corumbaense de Viola Caipira se apresenta no Sesc da Capital

Apresentação será na sala de música e é gratuita, limitada à lotação do espaço, que é de 80 pessoas

30 Nov2019Da redação07h00

No dia 05 de dezembro, às 20 horas, haverá a última Quinta Instrumental do Sesc Cultura deste ano e quem sela a programação é a Orquestra Corumbaense de Viola Caipira. A apresentação será na sala de música e é gratuita, limitada à lotação do espaço, que é de 80 pessoas.

A Orquestra Corumbaense de Viola Caipira  nasceu em 2012, como um projeto social que o instituto Acaia Pantanal desenvolvia em sua ONG, com 30 alunos. Dois anos depois foi firmada parceria com Sesc por uma gestão compartilhada e em 2015 o projeto foi assumido integralmente pelo Sesc.

Os alunos frequentam aulas técnicas para aprendizagem musical, história do instrumento e de sua propagação pelo mundo até chegar ao Brasil, suas origens nacionais e heranças de tradição, as entoadas pertinentes ao instrumento, estudo de repertório popular e erudito, estudos de arranjos e harmonia.

“A Orquestra Corumbaense de Viola Caipira tem como identidade cultural o estímulo, incentivo e resgate dos ritmos que permeiam o ideário do nosso cancioneiro popular: a guarânia paraguaia, o chamamé argentino e o rasqueado sul-mato-grossense”, explica a gerente do Sesc Corumbá, Marcelle Saboya.

A apresentação da OCVC no Sesc Cultura será composta por um repertório valorizando a música sul-mato-grossense, reforçando a identidade cultural e musical influenciada pela fronteira, e de arranjos de músicas de outros estilos como, por exemplo, “O Milionário”, gravada pela famoso grupo da Jovem Guarda chamado “Os Incríveis”.

Serviço –  O Sesc Cultura está localizado na Avenida Afonso Pena, nº 2270. Informações pelo telefone 3311-4300. O funcionamento é de terça-feira a sábado das 13h às 21h30 e da Central de relacionamento: 13h às 17h30 e das 19h às 21h30. A Biblioteca atende das 13h às 21h30 e a Galeria de Arte fica aberta das 13h às 21h30.  Acompanhe a programação no site sesc.ms.

Veja Também

Sesc Cultura terá oficina sobre animação infantil
Sesc Cultura terá Circo Le Chapeau, espetáculo de dança e mostra de filmes
Professor da UFGD lança livro sobre aplicação da Lei de Drogas do Brasil
Escrito em 1971, livro de Ulysses Serra enaltece a 14 de Julho
Programação infantil do Sesc tem colagem com glitter e cineminha
Semana com samba, música regional e chamamé argentino no Sesc Morada dos Baís
Sesc infantil tem oficina de argila, histórias para bebês e cineminha
Grupo da UEMS apresenta dois espetáculos de dança neste mês
Semana musical terá do samba ao blues no Sesc Morada dos Baís
Orquestra que usa instrumentos feitos com materiais recicláveis abre festival