Menu
16 de agosto de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Mega Banner Expo MS
Cultura

Artista plástico cria obra para homenagear cultura de MS

Medindo 16X60 metros, a viola de cocho traz a identidade de Cleir, que deixou impressa sua emoção em cada detalhe

13 Jun2018Da redação12h30

Inspirado na música e cultura regional, o artista plástico Cleir criou a 'Alaúde do Pantanal', escultura que retrata a viola de cocho, instrumento comumente encontrado em nosso Estado.

Medindo 16X60 metros, a viola de cocho traz a identidade de Cleir, que deixou impressa sua emoção em cada detalhe. “É mais uma homenagem ao Estado que amo. É uma obra para ser contemplada durante o dia e à noite, já que está mergulhada em espelhos d’água e tem iluminação especial. Fiz com muito carinho e sem nenhum investimento”, conta o artista.

O “Alaúde do Pantanal” está localizado no Rancho Santa Maria e será aberto à partir de julho para visitação pública totalmente gratuita, em especial escolas e excursões. “Nossa cultura deve ser valorizada e contemplada. A obra está em minha casa porque foi ideia minha e de meu sogro Ricardo Figueiró, mas não podemos impedir que toda população tenha acesso. Vamos coordenar uma agenda de visitas gratuitas”, revela Cleir.

Para visitar a viola de cocho gigante, é importante agendar horário pelo telefone (67) 99948-0208 (com Débora), somente à partir do próximo mês.

Com muitos projetos voltados à valorização da cultura e da natureza sul-mato-grossense, Cleir logo apresentará novidades, com obras pelo interior do Estado.

Sobre o instrumento – A viola de cocho é um instrumento musical de cordas dedilhadas, singular quanto à forma e sonoridade, produzido exclusivamente de forma artesanal. Variante da viola brasileira (caipira), trazida pelos portugueses e oriunda da Península Ibérica. Esculpido em um tronco de madeira maciça (inteiro), da mesma maneira que se faz o cocho, utensílio usado para colocar o sal/alimento para o gado nas fazendas do Pantanal. É por esse motivo que recebe o nome “Viola de Cocho”. O instrumento é facilmente encontrado em rodas de viola na região do Pantanal.

Veja Também

Sesc Cultura resgata composições de Lídia Baís
Morada dos Baís festeja centenário
UEMS abre inscrições para curso básico de violão em Dourados
Filme A Pele Morta terá cena gravadas em Dourados e Ponta Porã
Whisky de Segunda faz apresentação gratuita neste domingo no Som da Concha
Cia Dançurbana e Grupo Bailah apresentam espetáculos na Casa de Ensaio
Cine Sesc tem biografia, segunda Matinê Sesc Aldeia Materna e drama francês
Exposição 'Isto não é uma cadeira' é aberta no Marco
Passista da São Clemente vem à Capital
Marco abre 2ª Temporada de Exposições