Menu
20 de julho de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Super Banner Campo Grande Expo
Cultura

Inscrições abertas para as Oficinas de Férias na Biblioteca Isaias Paim

Objetivo é trabalhar e brincar com a cultura popular, lendas e danças

6 Jul2018Da redação15h41

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim está com inscrições abertas para as Oficinas de Férias, que será de 17 a 19 de julho, das 8h às 12h. O objetivo é trabalhar e brincar com a cultura popular, lendas, diálogo, brincadeiras, danças, folclore e as ladainhas de roda, proporcionando um resgate da ludicidade.

Os ministrantes serão Ciro Ferreira, graduado em Artes cênicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), com o projeto de coar fubá – construção de história e construção de brinquedo, e Rosilda Figueiredo, graduada em Artes Cênicas, com atividades de brincadeiras populares.

As oficinas são uma oportunidade de atividade para as crianças durante as férias e pretendem atrair o público infantil para o espaço bibliotecário.

“No mundo de hoje as tecnologias cada vez mais ganham força, e os livros e as brincadeiras ficam cada vez mais distantes dos corpos infantis. Pensamos a biblioteca como um lugar em que devemos ter o cuidado, isso se aplica à afetividade, formação de identidade, desenvolvimento da criatividade, capacidade de ouvir o outro. Além disso, com a leitura e as diversas linguagens do saber que propomos na Biblioteca, faz-se mais que obrigatória a leitura, para que  todas as formas do saber aproximem esses corpos que estão em processo de formação, propiciando contribuir para a democratização de nossos bens culturais, bem como incentivar a escrita”, explica a coordenadora da Biblioteca, Eleuzina Crisanto de Lima.

A contação de histórias ganhará destaque nesta edição do projeto de Férias na Biblioteca, com a temática das manifestações populares, pois é um importante subsídio e recurso didático educativo, propiciando a ludicidade.

O contador de histórias Ciro Ferreira vai instigar as crianças a participarem ativamente das construções das histórias, com dinâmicas com fantoches feitos com sucata. A partir de garrafa PET, cada participante terá a oportunidade de construir e interagir com seu personagem, vivenciando e experimentando acalantos e brincadeiras na transmissão das histórias. Os adultos são responsáveis pelos cortes de garrafas.

Rosilda Figueiredo vai realizar atividades de brincadeiras populares pesquisadas no cotidiano das comunidades. O objetivo é estimular o universo lúdico e proporcionar momentos prazerosos fundamentais para o desenvolvimento e a socialização da criança.

Serviço - O Projeto acontece de 17 a 19 de julho, das 8h às 12h, na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías. Paim. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas presencialmente. O local fica no 2º andar do Memorial da Cultura e Cidadania (avenida Fernando Correa da Costa, 559 Centro), ou pelo telefone (67) 3316-9161.

Veja Também

Festival de Inverno de Bonito aposta na diversidade cultural
Pantalhaços tem apresentações e sucesso de público
Pri Queiroz é a voz de MS no Canta Comigo
Exposição fotoráfica propõe reflexão sobre tráfico humano
Projeto de universidade cria clube do livro em salão de beleza
Mostra de palhaços terá atrações de graça na Capital
Delegado lança livro no qual revela seus segredos de sucesso
Arraiá Ziriguidum acontece neste domingo
Cine Sesc exibe filmes brasileiros com temas sociais
Samba, forró, rock e blues no Sesc Morada dos Baís