Menu
22 de setembro de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Mega Banner Segov- Campanha Semana Nacional do Trânsito
Cultura

Inscrições abertas para as Oficinas de Férias na Biblioteca Isaias Paim

Objetivo é trabalhar e brincar com a cultura popular, lendas e danças

6 Jul2018Da redação15h41

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim está com inscrições abertas para as Oficinas de Férias, que será de 17 a 19 de julho, das 8h às 12h. O objetivo é trabalhar e brincar com a cultura popular, lendas, diálogo, brincadeiras, danças, folclore e as ladainhas de roda, proporcionando um resgate da ludicidade.

Os ministrantes serão Ciro Ferreira, graduado em Artes cênicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), com o projeto de coar fubá – construção de história e construção de brinquedo, e Rosilda Figueiredo, graduada em Artes Cênicas, com atividades de brincadeiras populares.

As oficinas são uma oportunidade de atividade para as crianças durante as férias e pretendem atrair o público infantil para o espaço bibliotecário.

“No mundo de hoje as tecnologias cada vez mais ganham força, e os livros e as brincadeiras ficam cada vez mais distantes dos corpos infantis. Pensamos a biblioteca como um lugar em que devemos ter o cuidado, isso se aplica à afetividade, formação de identidade, desenvolvimento da criatividade, capacidade de ouvir o outro. Além disso, com a leitura e as diversas linguagens do saber que propomos na Biblioteca, faz-se mais que obrigatória a leitura, para que  todas as formas do saber aproximem esses corpos que estão em processo de formação, propiciando contribuir para a democratização de nossos bens culturais, bem como incentivar a escrita”, explica a coordenadora da Biblioteca, Eleuzina Crisanto de Lima.

A contação de histórias ganhará destaque nesta edição do projeto de Férias na Biblioteca, com a temática das manifestações populares, pois é um importante subsídio e recurso didático educativo, propiciando a ludicidade.

O contador de histórias Ciro Ferreira vai instigar as crianças a participarem ativamente das construções das histórias, com dinâmicas com fantoches feitos com sucata. A partir de garrafa PET, cada participante terá a oportunidade de construir e interagir com seu personagem, vivenciando e experimentando acalantos e brincadeiras na transmissão das histórias. Os adultos são responsáveis pelos cortes de garrafas.

Rosilda Figueiredo vai realizar atividades de brincadeiras populares pesquisadas no cotidiano das comunidades. O objetivo é estimular o universo lúdico e proporcionar momentos prazerosos fundamentais para o desenvolvimento e a socialização da criança.

Serviço - O Projeto acontece de 17 a 19 de julho, das 8h às 12h, na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías. Paim. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas presencialmente. O local fica no 2º andar do Memorial da Cultura e Cidadania (avenida Fernando Correa da Costa, 559 Centro), ou pelo telefone (67) 3316-9161.

Veja Também

Conectando dança e tecnologia, Cia Dançurbana apresenta espetáculo FLUZZ
Inscrições para o Festival de Artes Plásticas seguem até dia 27
Curta ‘O Amor e o Resto – da Culinária ao Caos’ será lançado segunda no MIS
Projeto Só Rock no Horto é adiada para o dia 23
Só Rock no Horto volta neste domingo
Divulgada programação do Festival Literário de Dourados
Interior sediará evento nacional de capoeira
MPF-MS anuncia doação de livros de conteúdo jurídico
Crime Barato estreia quinta-feira
Espetáculo no Sesc provoca reflexão sobre limites entre íntimo e privado