Menu
20 de janeiro de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Cultura

Filme de MS concorre em cinco categorias em Festival de Cinema Independente

Obra, lançada em MS em 13 de abril de 2018, concorre em cinco categorias do 3° Festicine

5 Nov2018Da redação13h00

As luzes e brilho da noite podem esconder inúmeras realidades, que variam desde quem trabalha, quem se diverte ou quem busca aplacar a solidão em meio às sombras. Abordando este cenário, o curta-metragem sul-mato-grossense “Vampiros”, escrito e dirigido pelo cineasta Filipi Silveira segue Brasil à fora conquistando admiração e prêmios.

A obra, lançada em MS em 13 de abril de 2018, concorre em cinco categorias do 3° Festicine (Festival Internacional de Cinema Independente), que acontece em Guararema (SP) nos dias 09,10 e 11 e 15, 16, 17 e 18 de novembro, iniciativa que reúne produções do Brasil, Espanha, França, Canadá, Polônia, Alemanha, Austrália e Irã. Na Sequencia o filme terá sua exibição no Festival de Cinema mais duradouro de MS que é o Festival de Cinema do Vale do Ivinhema que ocorrerá do 19 à 23 de novembro.

Sobre o Festicini - A profundidade do filme e a produção minuciosa ganharam reconhecimento e por isso, “Vampiros” concorre nas categorias: Melhor Filme de Média-Metragem;  Melhor Atriz – Nadja Mitidiero; Melhor Ator Coadjuvante – Filipi Silveira, Melhor Figurino – Thais Sampaio e Marcus Cristaldo; Melhor Maquiagem – Guilherme Araújo .

Para o diretor, a satisfação é ainda maior, pois, além de concorrer como ator, pode compartilhar com a equipe de produção o reconhecimento. “Cinema é a arte que não se faz sozinho, sempre digo isso. É um conjunto de pessoas dedicadas e esse festival surpreendeu, pois, não é comum no Brasil haver esse reconhecimento à equipe de figurino e maquiagem. O trabalho de todos é essencial e soma muito ao resultado final”, avalia Filipi.

Ainda de acordo com o cineasta sul-mato-grossense, apesar de novo, o Festicini se mostra um evento muito importante para a Sétima Arte. “O festival chega com uma proposta extremamente interessante, já com caráter internacional, com uma dinâmica de seleção criteriosa. É uma felicidade muito grande concorrer com Vampiros em tantas categorias, isso mostra que estamos no caminho certo e que aqui em MS se faz cinema!”, destaca.

Estudo e sintonia – A composição dos personagens exige dedicação de toda equipe e para que a imagem de Marcos (Filipi Silveira) e Íris (Nadja Mitidiero) a equipe de figurino mergulhou no universo e individualidade de cada um, respeitando o conforto dos atores para que atuassem seguros com o figurino. “Para compor a Íris, estudei o temperamento da personagem, que me fez perceber que era dramática, uma mulher que, através de suas roupas e trabalho, se esconde como se usasse uma armadura contra a realidade, mas não deixa de ser humana. Ela é empoderada”, avalia o figurinista Marcus Cristaldo, que contou com ajuda da atriz para a composição, possuindo figurino confeccionado especialmente para a personagem que rendeu uma segunda indicação de melhor atriz à Nadja Mitidiero em um Festival de Cinema.

A professora de Artes Visuais Thais Sampaio foi a responsável pela composição do personagem Marcos e fortalece a necessidade do estudo profundo para criação da imagem. “Quando o autor cria histórias como essas, vai muito além do que é passado no vídeo. Esse personagem tem uma história de vida e o figurino acompanha essa história. Ver nosso trabalho reconhecido, indicado a uma premiação nos dá fôlego para continuar nesse mercado ainda pouco reconhecido e mesmo pensando que podemos melhorar sempre, nos faz crer que fizemos um bom trabalho”, comenta.

Festival de Cinema do Vale do Ivinhema - “Festival de Cinema do Vale do Ivinhema que agora está em sua 15ª Edição fala por si só, é o Festival  de Cinema mais antigo de Mato Grosso do Sul e apesar de todos os desafios, Ricardo Pieretti faz deste festival um evento que merece todo o respeito da classe cultural de nosso Estado, será um mês incrível para o filme “Vampiros” e fica aqui minha torcida por mais Festivais de Cinema em nosso Estado, ainda sonho e vislumbro um Festival de Cinema Internacional de Bonito, espero ver este evento um dia nascer”, finaliza o diretor Filipi Silveira.

Produzido com incentivo do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da Fundação de Cultura através do Edital de Curtas-Metragens do MIS 2014 e investimento  contemplado pelo Edital do Fundo Municipal de Investimentos Culturais (FMIC) 2017, “Vampiros” já participou do 1º Fest Cine Pedra Azul , em Domingos Martins em 2018; 19º Festival de Inverno de Bonito também em 2018; Festival Cine Novo Oeste, em Campo Grande, em abril deste ano e do 12º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões onde foi premiado, em Floriano, no ano passado.

O trailer de Vampiros está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2B0EypF12Qg

A programação completa e mais detalhes sobre o 3° Festicine no : http://www.festicini.com.br

Veja Também

Sesc Morada dos Baís realiza encontro com amantes do Fusca
Douradenses se classificam em concurso internacional de conto e poesia
Inscrições para a segunda etapa do Festival de Graffiti vão até dia 25
MARCO recebe exposição de pinturas e desenhos de artista paulistano
Acadêmicos da UEMS apresentam 'Lisbela e o Prisioneiro' em fevereiro
Série pela diversidade é gravada na Capital
Confira a programação da semana no Sesc Morada dos Baís
Cordão Valu inicia pré-carnavais da Capital no dia 12
Para evitar tragédias, governo vai vistoriar prédios públicos
'Palco para Todos' de Dourados abrirá inscrições para artistas neste mês