Menu
17 de agosto de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
II Congresso de Empresas Familiares
Brasil Sabor

Festival fortalece gastronomia regional e empreendedores de MS

Evento acontecerá de 17 de maio a 3 de junho em 46 estabelecimentos

16 Mai2018Da redação12h07

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) participou nessa terça-feira (15) do lançamento do festival Brasil Sabor em Mato Grosso do Sul, evento que acontecerá de 17 de maio a 3 de junho em 46 estabelecimentos entre os municípios de Campo Grande, Bonito, Três Lagoas e Dourados.

Encabeçado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o festival é considerado uma homenagem à gastronomia brasileira, por ressaltar comidas regionais em releituras de pratos tradicionais. Presidente da Associação em MS, Juliano Wertheimer, disse que o tema é “Origem e Original”, para estimular a criatividade dos chefs.

“A alimentação fora de casa representa o primeiro emprego de uma grande parcela da população. Então, não somos só geradores de receitas, nós geramos oportunidades para que as pessoas, principalmente os jovens, iniciem suas carreiras”, disse ao ressaltar a importância de fomentar a gastronomia local.

Representando o Governo do Estado, o secretário da Semagro, Jaime Verruck, afirmou que o Estado precisa cada vez mais criar características da gastronomia regional, assim como fazer uma ação forte para incentivar as atividades empreendedoras. “Sempre digo que quem faz o desenvolvimento estadual é o empreendedor, o papel do Governo é apenas criar o ambiente favorável para que ele possa se instalar e crescer”.

Diretor da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), órgão vinculado à Semagro, Bruno Wendling, ressaltou que Campo Grande está se posicionando no segmento de turismo gastronômico e Mato Grosso do Sul se diferencia pela cultura regional gastronômica. “Notamos que esse fator começa a ser motivo de deslocamento das pessoas e isso fortalece o turismo e a economia”.

Proprietário do Maó Boteco, Jorge Campos, apresentou uma releitura de uma lasanha de pintado. “Esse prático é típico da região de Bonito e Bodoquena e fizemos uma versão com bechamel de coco para o festival, que ressalta a cultura regional por meio dos pratos”, destaca.

Brasil Sabor

O festival conta com o apoio do Sebrae e, neste ano vai reunir 46 bares, restaurantes e casas noturnas entre os municípios de Campo Grande, Bonito, Três Lagoas e Dourados.

Veja Também

Sesc Cultura resgata composições de Lídia Baís
Morada dos Baís festeja centenário
UEMS abre inscrições para curso básico de violão em Dourados
Filme A Pele Morta terá cena gravadas em Dourados e Ponta Porã
Whisky de Segunda faz apresentação gratuita neste domingo no Som da Concha
Cia Dançurbana e Grupo Bailah apresentam espetáculos na Casa de Ensaio
Cine Sesc tem biografia, segunda Matinê Sesc Aldeia Materna e drama francês
Exposição 'Isto não é uma cadeira' é aberta no Marco
Passista da São Clemente vem à Capital
Marco abre 2ª Temporada de Exposições