Menu
24 de agosto de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Cultura

Estudantes de MS vencem Projeto Cineastas 360º

Filme vencedor da competição foi o "Construindo a liberdade"

12 Jun2019Da redação14h51

Mato Grosso do Sul levou o primeiro lugar nacional do Festival Projeto Cineastas 360º, realizado pelo Facebook em parceria com a ONG Recorde. A cerimônia de premiação ocorreu nesta terça-feira, 11, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) entregou os troféus aos jovens estudantes da Escola Estadual Lino Villachá, de Campo Grande-MS. “Vocês todos já são vitoriosos. Vocês já fizeram a diferença dentro da escola. Isso é fazer política”, disse a senadora ao elogiar os jovens vencedores.

O filme vencedor da competição foi o "Construindo a liberdade", que conta como pessoas em situação de reclusão buscam a ressocialização reformando escolas e universidades. O filme foi produzido pelos alunos sul-mato-grossenses Ryan Soares Ferreira, Lucas Santos Felix e Guilherme Augusto de Jesus Gomes. A senadora elogiou a temática do filme e ressaltou a importância da educação como garantia de oportunidade na vida. “Hoje no Brasil se discute muito o encarceramento e o aumento de pena, só que cada vez mais fica claro e nítido que é possível fazer a diferença pela educação”, disse.

A Escola Estadual Lino Villachá também venceu a competição regional (Centro-Oeste), na categoria acessibilidade, com o filme "Uma curva na história", sobre uma menina que sofreu um acidente de carro, dos estudantes Carlos Magno, Lauanda Teixeira e Pedro Vinicius dos Santos.

Os alunos receberam a orientação das professoras-orientadoras Roze Maclaine Paiva, Camila Sacconi Machado e Marilene para realizar os dois filmes.

O Projeto Cineastas 360º capacita alunos e educadores de escolas públicas de todo o país a usarem a tecnologia de vídeo para produzir filmes em realidade virtual que retratem questões relevantes de suas comunidades. Em 2018 e 2019, o projeto atendeu mais de 500 alunos, de 15 escolas espalhadas por todo o Brasil.

Veja Também

Sesc Cultura tem dramaturgia, clube de leitura e sessão de cinema
Pátio Central é endereço da arte e cultura
Sesc Cultura tem arte e cineminha para crianças de graça
Turnê do bailarino Thiago Soares fará seleção de dançarinos na Capital
Sesc Cultura realiza oficina de palhaçaria só para mulheres
Festival do Sobá tem atrações até domingo
Sesc Cultura abre inscrições para os cursos de arte
Artesãs 'ceramizam' a história da Capital
Companhia de dança leva oficinas e espetáculos a escolas públicas
Delinha se apresenta no Sesc Morada dos Baís