Menu
19 de março de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Mega banner segov dengue
Corumbá

Estátua de Iemanjá está sendo confeccionada pra celebração no Porto Geral

Todos os anos religiosos participam de grandiosa festa dedicada à Deusa; imagem atingirá pouco mais de 7 metros de altura

28 Dez2018Da redação18h20

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, confecciona uma estátua de Iemanjá. A obra, do artista plástico corumbaense Deniart – radicado em Bonito –, vai ser instalada no rio Paraguai, na altura da Prainha do Porto Geral, para a tradicional Louvação à Iemanjá que acontece nos dias 30 e 31 de dezembro.

“Essa imagem, que vai para dentro das águas do rio Paraguai, mostra o respeito que temos com as religiões de matriz africana. Colocaremos essa imagem para que os adeptos dessas religiões possam prestar suas homenagens”, explicou o diretor-presidente da Fundação da Cultura, Joilson Cruz.

Confeccionada à base de isopor, a imagem sozinha de Iemanjá terá 5,30 metros com o andor atingirá pouco mais de 7 metros. Os trabalhos devem ser concluídos no sábado, dia 29, após o processo de pintura. A estátua ficará em um barco.

História de Iemanjá

Na mitologia yorubá (ioruba), Iemanjá, cujo nome tem significado de mãe dos filhos-peixe, é filha de Olokun, soberano dos mares, que deu a ela, quando criança, uma poção que a ajudasse a fugir de todos os perigos. A deusa cresceu e se casou com Oduduá, com quem teve 10 filhos orixás (por isso seu nome significa também mãe de todos orixás).

É considerado o orixá mais popular do Brasil. Em 02 de fevereiro é celebrado o dia de Iemanjá. Além desta data, devotos realizam celebrações também em 15 de agosto e 31 de dezembro, por conta da virada de ano e as simpatias das 7 ondas.

A influência da Rainha do Mar no Brasil começou com a chegada dos africanos ao país. Iemanjá é um orixá da religião do povo Egba, nativos da cidade de Abeokuta, na Nigéria.

(Com informações do blog Astrocentro)

Veja Também

Semana da Francofonia celebra expressões culturais com sessões de cinema no MIS
Escolas têm até hoje para inscrever alunos em concurso de cartas
UFGD e UEMS sediam evento de Literatura e Arte Contemporânea
Cia Dançurbana estreia ‘Temporada Quanto Custa?’
Sesc Cultura terá estúdios de Pintura e Cerâmica
Oficinas gratuitas de pintura na biblioteca do Horto Florestal
Agentes da PF lançam livro com relatos de investigações em MS
Cine Sesc tem dramas e título em espanhol nesta semana
Festeja trará grandes nomes da música sertaneja à Capital
Santuário lotado na Quarta-feira de Cinzas