Campo Grande •25 de Fevereiro de 2017  • Ano 5
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto

Da redação | Quarta, 12 de Outubro de 2016 - 15h43Encontro com a Música Clássica chega a 10° ediçãoLançamento da programação acontece no dia 14 de outubro com diversas atrações culturais no MARCO

Todas as atrações ajudaram a formar um novo público para a música erudita.
Todas as atrações ajudaram a formar um novo público para a música erudita. (Foto: Divulgação)

Consolidado como o mais tradicional festival de música de concerto de Mato Grosso do Sul, o Encontro com a Música Clássica chega a 10° edição. Promovido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Turismo e Empreendimento e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, a iniciativa de músicos eruditos, também une instituições parceiras como a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

O lançamento da programação 2016 acontece no dia 14 de outubro (sexta-feira), às 19h30, no MARCO (Museu de Arte Contemporânea), Rua Antônio Maria Coelho, 6000, tendo como atrações Quarteto Toccata, Orquestra Infantil da Fundação Ueze Zahran, Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues e do Grupo de Incentivo a Cidadania Viver Bem, além da Filarmônica Jovem do Pantanal e da estreia da Orquestra de Violoncelos de Campo Grande. 

Para o maestro Eduardo Martinelli, diretor geral e artístico do festival, o que se pode destacar desse ano é o fato de se ter chegado a 10° Edição e o crescimento do projeto, inicialmente, voltado a um público específico como acadêmicos do curso de música e profissionais da área. “Começamos em um teatro pequeno para cerca de 250 pessoas e já nas primeiras edições fomos surpreendidos com muitas pessoas a procura dos concertos, o que nos levou ao Teatro Glauce Rocha que tem mais de 700 lugares”, destacou.

A aceitação do público resulta do caráter eclético do festival, que ao longo dos anos promoveu diversos “encontros”. Da música clássica com a música latina, regional, infantil e folclórica. “Tivemos a viola caipira, a viola de cocho, interação com áudio visual, o steel drums e harpa paraguaia”, diz Martinelli, citando algumas das inúmeras atrações mais populares que estiveram no Encontro, como Soluna Garnes, de Trinidad e Tobago, que tocou steel drum (tambor de aço), o violeiro Ivan Vilela (SP), a Orquestra Folclórica de Assunção do maestro Papí Galán e a sempre encantadora participação das crianças seja em corais ou em apresentações de orquestras de projetos sociais.  

Todas essas atrações ajudaram a formar um novo público para a música erudita. No palco já estiveram grandes nomes do cenário nacional e internacional como Bernardo Bessler e Emmanuele Baldini (violinos), o argentino Eduardo Isaac (violão), Fábio Zanon (violão) e a pianista e cravista Regina Schlochauer. “Fui buscar o cravo no meu próprio carro em Santos”, conta o maestro, ressaltando como esse festival é feito por muitas pessoas que nunca pouparam esforços para que ele fosse realizado. 

Desde 2014, o Festival passou a acontecer também em cidades do interior, por onde passam a estrada de ferro de Três Lagoas a Corumbá. “Nosso objetivo é consolidar e fortalecer essas atividades no interior. Queremos que mais pessoas tenham oportunidade de conhecer a música de concerto”, comentou Jardel Vinicius, coordenador do projeto, já vislumbrando as próximas edições.  

SERVIÇO – Lançamento da programação do Encontro com a Música Clássica, dia 14 de outubro (sexta-feira), às 19h30, MARCO (Museu de Arte Contemporânea), Rua Antônio Maria Coelho, 600. Entrada Gratuita.  
 

Veja Também
Universo infantil e homenagens marcam primeiro dia no sambódromo do Rio
Escultor, filho de piloto, faz obras intrigantes com peças de avião
Senado fará sessão solene em homenagem a Manoel de Barros
Programas Sociais comemoram Carnaval com direito a marchinhas
Terça, 21 de Fevereiro de 2017 - 07h50Com patrocínio do FIC, Caarapó recebe o projeto “Um poeta na cidade” de Emanuel Marinho Espetáculo acontece às 19h30 e com entrada de graça
Teatro “A Onça Pintada Põe a Patas na Estrada”, com entrada franca, será apresentado neste fim de semana
Sesc Morada dos Baís terá programação especial de Carnaval
Sexta, 17 de Fevereiro de 2017 - 07h37Marco exibe o espetáculo gratuito “A onça pintada põe as patas na estrada” este fim de semana Ingressos devem ser retirados uma hora antes das apresentações
Quarta, 15 de Fevereiro de 2017 - 12h25Marco abre temporada de exposições 2017 com “4 Mostras 4 Artistas” Sul-mato-grossense Ana Ruas trouxe “Floresta Encantada”, projeto que desenvolve desde setembro
Cia Carona de Teatro chega a Campo Grande
square noticias uci
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothNews
Rec banner - cirurgia.net
DothShop
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento