Menu
15 de outubro de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Cultura

Edital de licitação para restaurar teatro será aberto neste ano

Teatro Aracy Balabanian está fechado desde maio de 2016

10 Out2019Da redação18h31

O Governo do Estado vai abrir ainda neste ano o edital de licitação para contratação de empresa para elaboração de projeto arquitetônico de restauração e ampliação do Centro Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG) e do Teatro Aracy Balabanian.

Fechado desde maio de 2016, o teatro receberia, inicialmente, reforma parcial para ser reaberto. Porém, a estrutura física do prédio e o novo Plano Diretor de Campo Grande, exigem obra de restauração e ampliação.

“Já conversei com deputados federais para solicitar destinação de recursos que contemplem o resgate de patrimônios históricos como o Teatro Aracy Balabanian, a Casa do Artesão e o Castelinho, em Ponta Porã”, afirmou Mara Caseiro, presidente da Fundaçãi Estadual de Cultura.

No início do ano, a presidente da Fundação de Cultura afirmou que a reforma emergencial do teatro era uma das prioridades do Governo de Mato Grosso do Sul na área cultural. Porém, devido à análise realizada por Corpo de Bombeiros, Agesul (Agência Estadual de Gestão Empreendimentos), funcionários do teatro e com a arquiteta da Fundação, Cláudia La Picirelli de Arruda, ficou constatada a necessidade de uma reforma mais ampla.

“Fizemos um levantamento no local e identificamos que questões estruturais como acessibilidade, projeto de incêndio, estrutura física, camarins e parte elétrica precisam de ajustes e melhorias. Por isso, nosso objetivo é abrir licitação para a realização de um projeto arquitetônico de restauro de todo o Centro Cultural”, disse Cláudia.

Além da estrutura física, outro ponto crucial para a realização da reforma foi a inclusão do Centro Cultural como um dos 294 imóveis inseridos no novo Plano Diretor de Campo Grande. Segundo Cláudia, como o prédio está localizado em Zona Especial de Interesse Cultural II (ZEIC), ele está protegido, não podendo ser demolido ou reformado sem a Guia de Diretrizes de Restauro (GDR) que, por sua vez, é regulamentada por ato do Executivo.

“Devido às novas exigências será elaborado um termo de referência para abrirmos a licitação e, assim, contemplarmos a restauração e adequação do Teatro Aracy Balabanian e do Centro Cultura”, explicou a arquiteta.

(Com informações da assessoria de imprensa da Fundação de Cultura)

 

Veja Também

Festival de Música começa hoje em Dourados
Brincadeiras de outros tempos movimentaram oficinas gratuitas
Livro de Ulysses Serra marca a identidade cultural de MS
Semana Musical do Sesc Morada dos Baís traz diversidade em programação
Oficinas de dança têm inscrições gratuitas na Capital
Festival Douradense de Música começa no domingo, no Teatro Municipal
Concurso de Contos da Academia de Letras recebe inscrições
PGE cria espaço 'Troca Livros' para incentivar leitura entre os servidores
Semana tem literatura, cinema e espetáculo de dança no Sesc Cultura
I Festival Ribalta de Artes Cênicas será realizado no dia 23