Menu
13 de dezembro de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Três Lagoas

Departamento de Cultura realiza "Mostra Curta Saci"

Evento que contou com a exibição de produções que tinham como tema central o Saci e teve como objetivo mostrar toda a diversidade do folclore brasileiro

28 Jan2016Da redação12h44

O Departamento Municipal de Cultura, por meio do projeto Bocacine Cine Clube, realizou na noite desta quarta-feira (27), no Galpão da NOB, a "Mostra Curta Saci". O evento teve como objetivo exibir toda a diversidade do folclore brasileiro ao exibir produções dos mais diferentes gêneros e linguagens, mas que ganharam unidade ao tratar do mesmo tema: Saci, o duende brasileiro.

A mostra foi composta pela exibição de curtas metragens, sendo um desenho animado, um documentário onde o Saci vira o guia para atingir a alma do povo e um filme.

Após a exibição dos curtas, houve um debate sobre a importância do folclore para a identidade nacional e o público participante foi convidado a gravar em vídeo suas experiências com o saci. O material será utilizado para a produção de um documentário em homenagem aos 100 anos de Saci Pererê – Resultado de um Inquérito.

Segundo o doutorando em Comunicação e Informação pela UFRGS e pesquisador de cultura popular e Imaginário, com foco principalmente no saci e na lenda dos tesouros enterrados no Paraguai e idealizador do projeto, Andriolli Costa, a mostra surgiu como uma forma de divulgação da cultura popular do Brasil.

“Com a ajuda de parceiros, como por exemplo, o Departamento de Cultura, começamos a levar a mostra para algumas cidades do Mato Grosso do Sul, mesmo antes de definir os curtas que a comporiam. Meu objetivo é leva-la para outros estados brasileiros”, disse Andriolli Costa.

A abertura do evento contou com a apresentação musical do Duo Caminheiro Zé.

Veja Também

Historinhas assombradas e cineminha encerram programação do Sesc
Livro de histórias infantis em prosa e versos será lançado na Capital
Concurso de Contos Ulysses Serra premia ganhadores
Projeto que atende crianças carentes apresenta espetáculo de balé
Regulamento dos desfiles das escolas de samba de Corumbá é aprovado
Escola pública de MS encerra ano letivo com noite de autógrafos
14 de julho terá apresentações culturais neste domingo
Dança no Museu reúne mais de dez companhias em espetáculo gratuito
Sesc Cultura terá oficina sobre animação infantil
Sesc Cultura terá Circo Le Chapeau, espetáculo de dança e mostra de filmes