Campo Grande •18 de Agosto de 2017  • Ano 6
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full banner SEGOV - Mesmo na crise Obras

Da redação | Quinta, 3 de Agosto de 2017 - 09h33Curso de Gastronomia da Unigran abre com ‘aula show’Objetivo é fomentar os bares e restaurantes da cidade

Professores e acadêmicos do curso de Gastronomia da Unigran realizaram uma ‘aula show’ no Salão de Eventos da Instituição, onde aconteceu a cerimônia de abertura do 5ª Festival Gastronômico de Dourados.

Na ocasião estiveram presentes, além dos professores e alunos do referido curso, docentes de turismo da Uems, representantes do poder público municipal e empresários e profissionais do ramo gastronômico.

O coordenador do curso, Marlon Ferreira Libório e a professora Caroline Marchioretto demonstraram, aos presentes, como preparar um prato bem apreciados na região: o nhoque de mandioca com ragu de costela e o crispy de couve. Os professores explicaram não só o modo de preparo, como também a maneira correta de selecionar e armazenar os ingredientes, pois todos esses fatores influenciam no sabor do produto final.

"O Festival Gastronômico já é uma tradição em Dourados, um projeto que fomenta o setor de bares e restaurantes. Nesta edição os organizadores nos procuraram e assim formamos uma parceria que certamente dará bons frutos, já que boa parte dos profissionais que formamos serão incorporados pela crescente demanda gastronômica da cidade e região", disse o coordenador.

E, para proporcionar uma experiência completa aos convidados, enquanto os professores preparavam os pratos ali diante dos olhos de todos, os acadêmicos simultaneamente executavam as mesmas receitas na cozinha do salão de eventos. Assim, ao final da apresentação, os expectadores não só aprenderam, como também provaram das receitas.

Aprimorando o conhecimento - A acadêmica do último semestre de Gastronomia, Yasmin Rocha, 36, é uma das muitas alunas que já atuavam no ramo, mas que tinha o sonho e também a consciência de que todos devem aprimorar o conhecimento. Ela que já trabalhou por dois anos em restaurantes nos Estados Unidos, retornou à Dourados em 2015 por questões familiares, período no qual coincidiu com a abertura do curso na Unigran.

"Infelizmente quem já é do ramo às vezes pensa que obter o diploma é desnecessário. Eu, por exemplo, tenho o intuito de voltar a morar no exterior e o título de graduação é muito bem vindo por lá, além disso, algumas especializações exigem esta formação. Então, por mais que você tenha anos de experiência, o curso é válido, pois além das técnicas, aprendemos a origem de tudo e também sobre a gestão de um restaurante", complementou.

Ainda conforme a estudante, a ‘aula show’ foi uma oportunidade excelente tanto para os alunos quanto para a comunidade, que pode conhecer um pouco sobre esse universo da gastronomia, que agora está em alta devido a onda promovida pelo programa ‘MasterChef’ e análogos. Ela tem plena convicção de que em breve o setor gastronômico será alterado para melhor em Dourados, logo que a primeira turma formada pela Unigran for absorvida pelas empresas do ramo.

O Festival - Já em sua quinta edição, o Festival Gastronômico é uma iniciativa da Prefeitura de Dourados, que promove o evento desde a gestão anterior. O objetivo é fomentar os bares e restaurantes da cidade, assim, cada empresa participante inscreve um prato e este deverá ser divulgado aos seus clientes, que após provarem, irão avaliar. As inscrições começaram seguem até o dia 16.

Os clientes dos estabelecimentos, após consumirem um dos pratos inscritos no festival, receberão um "passaporte" no qual poderão registrar o consumo de outras receitas de estabelecimentos diferentes. Os 100 primeiros a completarem o circuito receberão um prêmio dos organizadores.

Serviço - Mais informações podem ser obtidas na Secretária de Desenvolvimento Econômico, pelos telefones (67) 3426-2426/3672 e 98467-9132 ou através do e-mail: semdesturismo@gmail.com.

Veja Também
Neta de Antônio Morais faz vernissage de estreia com aquarelas
Congresso Nacional de Arte Educadores será realizado em Campo Grande
Festa do Folclore vem atingindo elevado nível de satisfação popular
Estação Cultural Mostra das Nações celebra 118 anos da Capital
Sesc Morada dos Baís é palco de samba, blues, reggae e rock
Premiado pela Fundação de Cultura, “Revolução” estreia nesta sexta-feira na Capital
Escola pública de Dourados recebe livros da Sicredi
Com chamamé, aluno da Escola Oito de Dezembro vence 1º Prêmio Helena Meirelles
Quinta, 10 de Agosto de 2017 - 12h38Senac leva cozinha show com receitas variadas a festival em Campo Grande Evento faz parte da comemoração do aniversário da Capital e a entrada é gratuita
Cineclube UFGD exibirá
Square banner notícias UCI
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
Rec banner - Patio central
DothShop
DothNews
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento