Menu
17 de agosto de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Mega Banner Expo MS
Cultura

“A Universalidade dos Artistas Plásticos Sul-Mato-Grossenses”

Curta Metragem conta a trajetória do cartunista e escultor sulmatogrossense Ique Woitschach

17 Mai2018Laureano Secundo07h45

O documentário Ique Woitschach: "A universalidade dos artistas plásticos sul-mato-grossenses” dirigido por Mara Silvestre, a obra será exibida no primeiro dia Oficial do Festival América do Sul Pantanal . O Audiovisual traz  a trajetória do cartonista Ique Woitschach, nascido Campo Grande  no ano de 1962 e que após iniciar sua vida profissional aqui no estados em publicações como o extinto Jornal Diário da Serra mudou-se para o Rio de Janeiro onde ganhou notoriade como cartunista de  grandes órgãos de comunicação como Jornal do Brasil , O Globo e Rede Globo de Televisão.

Mas recentemente Ique  tem expandiu  sua atuação como artistisca tornoando-se um dos mais prestigiados escultores da atualidade. Dentre outros trabalhos  esculpiu estuas em homenagem ao cantor Michael Jacson, ao compositor Tom Jobin e aqui no estado em homenagem ao poeta Manoel de Barros. Mara Silvestre  mostra em seu documentário toda a dimensão e impecto que a trajetória do Ique tem para  o meio artístico do estado.

Filho de um pai alemão que falava 04 (quatro) línguas, desenhava constantemente e não mostrava para ninguém. Nesse mistério o pai que era mecânico, intelectual e sensível, amparou a intenção de potencialidade artística do filho Ique ainda menino em seu nascedouro, através de assinaturas de revistas que assim proporcionava ao filho a capacidade de vivências e impressões de cores, formas e texturas... Nessa continua trajetória Ique revela alguns guardados em um movimento de profunda emoção.

Já a documentarista Mara Silvestre tem uma trajetória de trabalhos na comunicação em Mato Grosso do Sul e fez parte de projetos como documentários em parcerias com a TV MAS no ano de 2006. Com esse trabalho ela consolida-se como uma das mais importantes artpístas dom audiovisual no estado e já mira novos projetos

Veja Também

Sesc Cultura resgata composições de Lídia Baís
Morada dos Baís festeja centenário
UEMS abre inscrições para curso básico de violão em Dourados
Filme A Pele Morta terá cena gravadas em Dourados e Ponta Porã
Whisky de Segunda faz apresentação gratuita neste domingo no Som da Concha
Cia Dançurbana e Grupo Bailah apresentam espetáculos na Casa de Ensaio
Cine Sesc tem biografia, segunda Matinê Sesc Aldeia Materna e drama francês
Exposição 'Isto não é uma cadeira' é aberta no Marco
Passista da São Clemente vem à Capital
Marco abre 2ª Temporada de Exposições