Menu
22 de maio de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Cultura

Concurso escolherá o hino oficial da UFMS

Concurso está aberto à participação de acadêmicos e servidores e as inscrições podem ser feitas até o dia 18 de maio

15 Mai2019Da redação16h19

Em comemoração aos 40 anos de criação da UFMS,  foi aberto a toda comunidade universitária o concurso literário para a escolha da letra do hino oficial da instituição. “O hino é uma forma de homenagear a UFMS pelo seu importante papel no desenvolvimento, mas também como patrimônio do Estado. Pela primeira vez a Universidade terá uma canção que tem como objetivo agregar valor à sua identidade”, destacou o reitor, Marcelo Turine.

O concurso está aberto à participação de acadêmicos e servidores e as inscrições podem ser feitas até o dia 18 de maio no site da Pró-Reitoria de  Extensão, Cultura e Esporte (Proece). O trabalho deve ser original, feito individualmente ou em grupo, e ter como temática os valores, virtudes e o legado da Universidade. Cada participante pode inscrever até duas letras.

Na seleção serão considerados os seguintes critérios: conteúdo da letra, relação entre música e texto, qualidade poética, e relação entre a letra e a melodia. A melodia foi composta pelo pró-reitor de  Extensão, Cultura e Esporte e professor do curso de Música, Marcelo Fernandes. “É um concurso muito especial porque oferece à comunidade interna a possibilidade de concorrer e ter seu nome permanentemente vinculado ao nome da Instituição”, destacou.

Sobre o processo de composição da melodia, Fernandes explicou que seguiu a tradição da hinologia. “O hino tem que ser ao mesmo tempo marcante, solene, ter um caráter que olhe para o futuro e reitere as glórias do passado. Assim compus a melodia do hino, em duas partes, permitindo para quem fizer a letra expressar tanto os feitos da nossa Instituição, que é muito importante para o Estado, como aquilo que ainda poder fazer. Para isso um dos elementos que procurei seguir à risca foi a concisão, por isso o hino terá no máximo um minuto e meio de duração”, falou. Os arquivos com a partitura e o áudio estão disponíveis para download aqui.

Para se inscrever é necessário efetuar o login no site da Proece, utilizando o passaporte. Além de preencher o formulário, é preciso anexar a letra composta, a carta de cessão de direitos e a gravação do hino em formato MP3 (melodia cantada com a letra). “Espero que esse concurso possa tocar as mentes criativas dos nossos alunos, técnicos e professores, para que possamos ter um objeto artístico identitário e interessante para todos. Que quando a gente cante, sinta-se orgulhoso da UFMS”, ressaltou o pró-reitor.

Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas no edital abaixo ou pelos e-mails: secom@ufms.br ou gab.proece@ufms.br.

Veja Também

Marco oferece visitas mediadas gratuitas para alunos de escolas
Artista plástica lança exposição com memórias da infância na Capital
Cultura de MS por Idara Duncan
Cantor Diogo Nogueira é atração na 20ª edição da Feijoada do FAC
Arraial de Santo Antônio terá astros nacionais
Sesc Cultura recebe workshop sobre movimento corporal 'Run like a girl'
Advogado de MS lança livro com dicas para prova da OAB
Inscrições abertas para quadrilhas juninas do Arraial de Santo Antônio
Artista plástica lança livro infantil amanhã
Começa hoje 1º Festival de cenas curtas