Menu
23 de março de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Mega Banner Aguas Guariroba -  Campanha Março - Obras 2019
Cultura

Cia Dançurbana e Grupo Bailah apresentam espetáculos na Casa de Ensaio

Apresentações movimentam cena cultural da Capital; oportunidade para apreciar produção local em dança

11 Ago2018Da redação13h37

Neste mês de agosto o projeto ‘Dançurbana em Casa – Ciclo de Atividades Culturais’, traz ao palco o espetáculo 'Plagium?', da Cia Dançurbana, nos dias 10, 11 e 12 e, o espetáculo 'Términus', do Grupo Bailah, nos dias 17, 18 e 19. As apresentações serão sempre às 19h30 na Casa de Ensaio; elas integram a ‘Temporada Quanto Custa?’, formato no qual o público define o valor do ingresso.

O ‘Dançurbana em Casa – Ciclo de Atividades Culturais’ começou em julho e segue até dezembro com ações relacionadas à área da dança, como cursos, oficinas, temporadas de espetáculos, mostras de danças, residências, intercâmbios e diálogos de aproximação com o público. Marcos Mattos, diretor do Dançurbana, conta que a proposta é criar ações de sustentabilidade para a companhia, além de fomentar a valorização da cena cultural de Campo Grande, aproximando o público das atividades e do trabalho desenvolvido pelo grupo: “Acredito que seja o momento para refletirmos sobre esses temas, potencializarmos redes de escoamento da produção local”.

A ‘Temporada Quanto Custa?’ traz um sistema de ingressos alternativo, o “Pague Quanto Quiser”. Funciona assim: o público assiste ao espetáculo e ao final da apresentação contribui de forma voluntária com o valor que quiser e puder. A companhia entende que as produções artísticas devem estar ao alcance de todos, viabilizando o acesso. Por isso, o público poderá escolher quanto pagar. “É uma decisão individual, mas que reflete no todo, e isso faz toda a diferença”, completa.

Plagium? - O espetáculo ‘Plagium?’, da Cia Dançurbana, busca questionar a autoria em dança e quais ferramentas usadas para que uma criação seja considerada autêntica – original ou cópia? Tudo que criamos é original? A partir dessas indagações este trabalho apropria-se de recortes de obras de companhias de dança reconhecidas para criar um espetáculo particular. Nesta releitura há referências do trabalho original de 2009 e novas inspirações de espetáculos de companhias e artistas, como: Ginga Cia de Dança (Cultura Bovina), Cena 11 (Cartas de amor ao inimigo), Membros Cia de Dança (Meio Fio), Quasar Cia de Dança (No Singular), Ohad Naharin (Decadance) e 605 Collective (Inheritor Album e Audible).

Términus - Criado pelo Grupo Bailah, Términus é um espetáculo composto por experiências, vivências e sentimentos dos bailarinos traduzidos para personagens fictícios. Mostrando seus encontros e desencontros, o espetáculo flui por coreografias com uma proposta rítmica e cênica, concreta mas abstrata, retratando as descobertas e términos da vida.

Cursos Livres - Desde julho a Cia Dançurbana está oferecendo cursos livres em dança na Casa de Ensaio. Nas segundas e quartas-feiras, das 19h às 20 horas, tem aula de Street Jazz/Jazz Funk e, das 20h às 21 horas, Dança de Salão. Nas terças e quintas-feiras, das 18h30 às 19h30, Dança para Crianças (05 a 07 anos) e, das 19h30 às 20h30, Iniciação às Danças Urbanas. Os cursos têm valores acessíveis. Quem se interessar pode se inscrever pela fanpage da Cia Dançurbana, www.facebook.com/paginadancurbana/ no botão “Cadastre-se” ou, pelos telefones (67) 3384-4843 ou 99238-2829.

Serviço: as apresentações do espetáculo 'Plagium?', da Cia Dançurbana, acontecem nos dias 10, 11 e 12 e as do espetáculo 'Términus', do Grupo Bailah, nos dias 17, 18 e 19. Todas as apresentações sempre às 19h30 na Casa de Ensaio, localizada na Rua Visconde de Taunay, 203, Bairro Amambaí. São 50 vagas por sessão e os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes de cada espetáculo. Lembrando que o valor do ingresso será definido pelo público. Mais informações pelos telefones: (67) 3384-4843 ou 99238-2829.

Veja Também

Fundação de Cultura inaugura ‘Espaço Jorapimo’ com obras inspiradas em Lídia Baís
Semana da Francofonia celebra expressões culturais com sessões de cinema no MIS
Escolas têm até hoje para inscrever alunos em concurso de cartas
UFGD e UEMS sediam evento de Literatura e Arte Contemporânea
Cia Dançurbana estreia ‘Temporada Quanto Custa?’
Sesc Cultura terá estúdios de Pintura e Cerâmica
Oficinas gratuitas de pintura na biblioteca do Horto Florestal
Agentes da PF lançam livro com relatos de investigações em MS
Cine Sesc tem dramas e título em espanhol nesta semana
Festeja trará grandes nomes da música sertaneja à Capital