Menu
20 de julho de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Super Banner Campo Grande Expo
Cultura

Centro Cultural oferece vagas para oficina gratuita de percussão

São 10 vagas para turma de oficina gratuita para iniciantes 'Vivência Rítmica: Oficina de Percussão com Chico Simão'

7 Ago2017Da redação13h38

O Centro Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), através do Programa Educativo está com matriculas abertas de 8 a 10 de agosto com 10 vagas para a nova turma de oficina gratuita para iniciantes “Vivência Rítmica: Oficina de Percussão com Chico Simão”, direcionada para pessoas a partir de 12 anos. O curso será toda terça e quinta-feira das 18h às 21h e tem início em 15 de agosto e término em dezembro.

A oficina irá desenvolver durante uma vivência com os alunos permitindo o contato e expressão através dos instrumentos de percussão como os tambores de vários tipos, localidades, tamanhos e sons diferentes. Também desenvolverá a partir do corpo, do movimento de práticas através da percussão corporal. Jogos rítmicos com fundamentos da música como a pulsação, o ritmo, tensão-relaxamento, timbres e ritmo coletivo.

A oficina é para maiores de 12 anos e será toda terça e quinta-feira, das 18h às 21h, com início neste mês e término em dezembro.
Os cursos e oficinas no Centro Cultural tem a função de aproximar o público com as diversas formas de arte ampliando o acesso de diversos públicos, respeitando e valorizando a essência da cultura.

Chico Simão iniciou sua carreira em São Paulo (SP), atuando como percussionista em eventos, workshops e apresentações musicais, com bandas e grupos independentes como Olho da Rua, Cia. das Artes Baque Bolado, Cia. Cênica Nau de Ícaros, Kamberimbá e das gravações dos Cds Nação Ameaçada com Afetos e Manifesta, com a Banda do Baque. Formado em Licenciatura em Educação Musical pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) trabalhou como percussionista concursado na Orquestra Sinfônica de Campo Grande de 2007 a 2014.

Em 2001 participou do musical Cambaio, com turnê nacional nas principais capitais do país. O espetáculo teve a direção de João e Adriana Falcão, direção musical de Lenine, letras de Chico Buarque e músicas de Edu Lobo. Em Recife (PE), gravou uma faixa no Cd Caribantu, de Lenine. No ano seguinte, em Campo Grande, Chico Simão realizou a primeira oficina de percussão voltada para o ritmo do Maracatu Nação de Baque Virado. No processo dessa oficina surgiu o grupo de percussão Bojomalê, onde atuou como músico e diretor musical em eventos como Festival de Inverno de Bonito 2003 e 2005, Festival América do Sul 2004 e 2007, 4º Prelúdios da Primavera e Festival Internacional de Música em Dourados.

Como baterista e percussionista gravou 2 CDs com a banda sul-mato-grossense Sarravulho e já trabalhou em diversas instituições com atividades culturais e musicais pelo Estado e como professor-técnico da Secretaria de Estado de Educação (SED).

Os interessados deverão encaminhar os seguintes dados: Nome completo, endereço, idade, profissão/ocupação e telefone para o e-mail centrocultural.jog@gmail.com com o título: Oficina de Percussão. No dia 11 será divulgada a lista dos inscritos pelo site. No primeiro dia de aula os alunos devem vir munidos de cópias do RG, CPF e comprovante de endereço.

No caso de menores de idade deverão vir acompanhados dos pais ou responsáveis e apresentar a mesma documentação. O Centro Cultural fica localizado na rua 26 de Agosto, 453 Centro, em Campo Grande. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3317-1795.

Veja Também

Pantalhaços tem apresentações e sucesso de público
Pri Queiroz é a voz de MS no Canta Comigo
Exposição fotoráfica propõe reflexão sobre tráfico humano
Projeto de universidade cria clube do livro em salão de beleza
Mostra de palhaços terá atrações de graça na Capital
Delegado lança livro no qual revela seus segredos de sucesso
Arraiá Ziriguidum acontece neste domingo
Cine Sesc exibe filmes brasileiros com temas sociais
Samba, forró, rock e blues no Sesc Morada dos Baís
Inscrições para oficinas gratuitas no Centro Cultural começam dia 17