Menu
19 de novembro de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Cultura

Casa de Ensaio realiza 7 Festival Brincaturas e Teatrices neste fim de semana

Teatro, dança, circo, música, performances e outras atividades envolvem programação do evento

2 Nov2019Da redação07h43

A Casa de Ensaio, em Campo Grande, realiza o 7 Festival Brincaturas e Teatrices neste sábado e  domingo, dias 2 e 3, das 14h às 20 horas. A edição deste ano reafirma o discurso ´Nós dizemos não ao preconceito´, com atividades e pesquisas direcionadas e que homenageiam o Nordeste. Serão realizadas oficinas, apresentações culturais, palestras, rodas de conversas e outras atividades. A programação é gratuita e acontece na Casa de Ensaio, na rua Visconde de Taunay, 203, bairro Amambai. 

Durante o Festival será apresentado o Ato Artístico ´Pé no Chão´, resultado das atividades realizadas dentro do projeto ´Brincaturas & Teatrices´ da Casa de Ensaio, que neste ano foi desenvolvido com o incentivo do Fundo Municipal de Investimentos Culturais (FMIC), da Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo - SECTUR.

"O incentivo do FMIC 2018 foi essencial para o desenvolvimento das atividades do ´Brincaturas & Teatrices´, com esse investimento, ao longo deste ano, atendemos cerca de 70 crianças e jovens com atividades de formação e de incentivo à cultura", ressalta a diretora geral e artística da Casa de Ensaio, Laís Dória.

O ´Brincaturas & Teatrices´ nasceu em 1996 pelas mãos da artista pesquisadora social Laís Dória com o propósito de despertar sonhos muitas vezes adormecidos em crianças e adolescentes, por meio da pedagogia ´Artes emendadas´ relacionada ao que as artes são capazes de fazer em nossas vidas. Ao todo, desde o início do curso, 8 mil pessoas passaram pelo projeto. Durante sua realização, os alunos têm cursos de teatro, dança, canto, percussão, literatura e artes. E sempre ao final das atividades, os participantes apresentam um Ato Artístico celebrando os aprendizados adquiridos durante o curso.

Programação de sábado - As atividades de sábado (02) começam às 14 horas com a exibição de vídeos produzidos pelos alunos da Casa de Ensaio em 2019. Das 14h15 às 14h30 os alunos do projeto ´Brincaturas & Teatrices´ apresentam o Ato Artístico ´Vou me embora para Pasárgada´, com direção de Laís Dória. Das 14h30 às 15h45, Leonardo Mareco ministra uma oficina de Lambe Lambe.

Das 15h às 16 horas, Nathália Flores Soares realiza uma palestra sobre “Feminismo e Cultura: uma leitura a partir de Heloísa Buarque de Holanda”. Também das 15h às 16 horas, haverá uma oficina de aboios, cavalo marinho e coco de roda, com Jonas Guedes. E, das 16h às 17h20, Nuala Lobo Cambará, Pamella Yule e Felipe Hespporte (Drag Queen Andromeda Black) realizam uma roda de conversa sobre “Feminismo, Gênero e Diversidade”, com a mediação de Marcos Mattos.

No sábado (02) as apresentações culturais começam às 17h30, com a apresentação de canto de Lauanne Ferraz. Às 17h45, o grupo Hands Up apresenta a coreografia “Elo”. Em seguida, às 17h50, a Soma Cia de Dança apresenta a coreografia “O que fica de mim; Relacionamento; Introspecto”. Às 18h05, o artista Jonas Guedes leva ao palco a coreografia “Aboios, cavalo marinho e coco de roda”. Já às 18h15, o grupo Armazém 67 apresenta “Stronger”. O palhaço Beicozin apresenta a esquete “Tem menina na lona”, às 18h20. Depois, às 18h30, Contempurban apresenta “Modo automático”. Às 18h40, os alunos do projeto ´Brincaturas & Teatrices´ levam ao palco o Ato Artístico “Pé no Chão”. Mandacaru encerra a noite com um show de forró, a partir das 19h15.

Programação de domingo - A programação de domingo será aberta às 14 horas, com a exibição de vídeos de aulas do projeto ´Brincaturas & Teatrices´. Em seguida, às 14h30, alunos desse mesmo projeto, apresentam o Ato Artístico “Sonho Meu”. Luiz Carvalho realiza uma palestra, às 15 horas, sobre o tema “Uma, três mulheres negras: feminismo e memória em Conceição Evaristo, Elza Soares e Rosana Paulino”. Às 16 horas, Juliano Pedrozo realiza uma oficina de forró.

As apresentações culturais deste dia começam às 17 horas com o grupo Versality apresentando “Bivolt”. Às 17h15, tem poesia com Maria Luiza de Sá e o grupo Hands Up encena “Hands Porter”. Já às 17h20, a Soma Cia de Dança leva ao palco uma de suas coreografias. Depois, às 18 horas, o Arrebol Cultural da UEMS faz uma apresentação. Os alunos do projeto ´Brincaturas & Teatrices´ encerram a programação do Festival com o Ato Artístico “Pé no Chão”.

Serviço - o ´7 Festival Brincaturas e Teatrices´ acontece no sábado (02) e no domingo (03), das 14h às 20 horas, na Casa de Ensaio, rua Visconde de Taunay, 203, bairro Amambai. A programação é totalmente gratuita. Mais informações em www.casadeensaio.org.br, pela fanpage www.facebook.com/casadeensaio/ ou pelo telefone (67) 3384-4843.

Veja Também

Sesc infantil tem oficina de argila, histórias para bebês e cineminha
Grupo da UEMS apresenta dois espetáculos de dança neste mês
Semana musical terá do samba ao blues no Sesc Morada dos Baís
Orquestra que usa instrumentos feitos com materiais recicláveis abre festival
Arquiteta realiza oficina de xilogravura no MARCO
Final de semana musical é no happy hour do Sesc Morada dos Baís
Grupo Fulano di Tal estreia o espetáculo 'Do Bem-Amado'
Arquiteta promove experiência sensorial em exposição
Museu de Arte Contemporânea abre seleção para Exposições Temporárias
Livro retrata os 150 anos depois da Guerra do Paraguai