Menu
20 de maio de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Cultura

Artista plástica lança livro infantil amanhã

A obra é o primeiro livro de Lúcia Martins, composta por técnicas artísticas e fotos antigas para contar histórias de infância

13 Mai2019Da redação10h48
(Foto: Divulgação)
  • O livro é voltado para o público infantil, mas aborda as relações familiares e a retomada das memórias da infância, temas que servem para todas as idades
  • (Foto: Divulgação)
  • (Foto: Divulgação)

O livro infantil, “Lucinha e sua vó Lúcia”, escrito pela artista plástica Lúcia Martins será lançado amanhã, a partir das 18 horas na Livraria Leparole. A composição mistura diferentes técnicas artísticas com fotografias que retratam a infância dela. A ideia surgiu das duas netas, Bianca e Nina, que na hora de dormir pediam para ouvir as histórias da infância de sua avó, ambientadas numa fazenda do interior de Mato Grosso do Sul. “De tanto elas perguntarem foi me dando vontade de passar essas histórias pra frente. Eu tive uma infância muito rica, quando ainda nem existia computador, então a gente amava brincar de esconde-esconde, andar a cavalo, explorar. É um resgate das coisas simples e verdadeiras”, conta Lúcia.

O acervo fotográfico é herança do pai dela, que tinha um laboratório de fotografia na fazenda e revelava no local os retratos de toda a família. As ilustrações, que ambientam o leitor, são da própria Lúcia e também da artista Sarah Caires. “Decidi fazer um livro híbrido, com fotografias e técnicas mistas, como acrílico, pastel seco, aquarela e ilustrações digitais. É cheio de cores, cheio de técnicas, tudo muito lúdico”, revela. As onças, grande paixão da artista, presentes em grande parte de suas obras, também estão no livro. “Minha paixão pelas onças começou na infância por causa das histórias que meus familiares contavam, dos encontros com elas no mato. Ao mesmo tempo que eu sentia medo, elas me fascinavam”, completa a autora.

O livro é voltado para o público infantil, mas aborda as relações familiares e a retomada das memórias da infância, temas que servem para todas as idades. Lúcia explica que a relação com a avó, de quem herdou o mesmo nome, foi uma grande fonte de inspiração. “Minha vó foi muito presente na minha vida, e como compartilhamos o mesmo nome acabei virando Lucinha, por isso o título. Agora eu que sou avó e estou gostando muito dessa fase, temos mais paciência e mais vontade de trocar, de contar histórias”, conta. Na obra está presente também o amor por Mato Grosso do Sul e sua cultura. “O livro foi todo feito aqui, eu e a Sarah somos sul-mato-grossenses e procurei uma editora que também fosse, porque tem muita coisa boa no nosso Estado pra ser explorada”, finaliza Lúcia.

Lúcia Martins Coelho Barbosa vive e trabalha em Campo Grande/MS. Há mais de 42 anos atua na área de artes plásticas com acrílico, pastel seco, aquarela e técnicas mistas. Fez exposições em Portugal, Itália, França, Estado Unidos, Japão e Paraguai, e recebeu diversas premiações. Em 2016, criou o Múltiplo Ateliê, que envolve arte com gastronomia, dança, yoga e audiovisual.

O lançamento do livro “Lucinha e sua vó Lúcia”, publicado pela Life Editora, será realizado amanhã, dia 14 de maio, a partir das 18 horas na Livraria Leparole, localizada na Rua Euclides da Cunha, 1126, Jardim dos Estados.

Veja Também

Artista plástica lança exposição com memórias da infância na Capital
Cultura de MS por Idara Duncan
Cantor Diogo Nogueira é atração na 20ª edição da Feijoada do FAC
Arraial de Santo Antônio terá astros nacionais
Sesc Cultura recebe workshop sobre movimento corporal 'Run like a girl'
Advogado de MS lança livro com dicas para prova da OAB
Concurso escolherá o hino oficial da UFMS
Inscrições abertas para quadrilhas juninas do Arraial de Santo Antônio
Começa hoje 1º Festival de cenas curtas
Sesc Morada dos Baís tem samba, rock e MPB nesta semana