Menu
25 de abril de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Mega Banner Governo do Estado - Gestão por Competência
Bem

Ação na Capital lançará a campanha 72 mil tsurus pela Paz

Confecção de de origamis é uma homenagem às vítimas de Hiroshima e Nagasaki

12 Jun2017Da redação18h00

Os integrantes da ação do bem “1000 Tsurus por 1 Desejo” que incentiva a educação pela cultura da paz e solidariedade através da confecção de tsurus de origami (pássaro sagrado no Japão que simboliza a paz, boa sorte e saúde) lançarão nesta terça-feira (13) às 16h, a campanha “72 mil Tsurus pela Paz” em homenagem às vítimas de Okinawa, Hiroshima e Nagasaki e em apoio a extinção das armas nucleares no mundo. A campanha desta vez terá um ponto de apoio no Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande, durante a Semana da Cultura Japonesa.

Em 2017 completa-se 72 anos do fim da Segunda Guerra Mundial que tiveram os tristes conflitos em Okinawa, considerada a maior batalha marítimo-terrestre-aérea da história e do ataque nuclear em Hiroshima e Nagasaki, primeiro e único momento na história em que armas nucleares foram usadas em guerra e contra alvos civis.

O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a importância da paz. Não somente por meio da ausência de guerras, mas também a paz interior, que precisamos para viver e realizar nossas tarefas diárias com alegria mesmo diante dos problemas.

“Podemos praticar a Paz com pequenas atitudes. Sermos pessoas mais agradáveis, parar de reclamar e mudar a forma como enxergarmos os problemas do dia a dia são alguns exemplos. Normalmente quando surge um problema, nossa atitude já é começar a reclamar. Mas se nós mudássemos a forma de enxergar os problemas, não vendo tudo como algo ruim e negativo, e sim como aprendizado e crescimento, a vida ficaria mais leve e prática”, diz a idealizadora da Ação do Bem, Lígia Oizumi.

No ponto de apoio no Shopping Bosque dos Ipês, durante a Semana da Cultura Japonesa em comemoração aos 109 anos da imigração dos japoneses ao Brasil, onde estarão expostas artigos japoneses e também contará com atividades para os participantes. Durante toda a semana serão realizadas oficinas de tsurus para o ensino da técnica de origami, acontecerão também oficinas em Brasília e em São Paulo.

Os 72 mil tsurus confeccionados serão entregues pela organização do movimento aos sobreviventes das Bombas Nucleares de Hiroshima e Nagasaki, aos torcedores presentes no jogo entre Chapecoense e Bahia, no dia 2/8 e aos pacientes de Asilos e Hospitais em Okinawa, Hiroshima e Nagasaki, no Museu Himeyuri em Okinawa e também conforme a tradição no Monumento das Crianças à Paz em Hiroshima, no dia 6/8.   

Sobre a Ação do Bem 1000 Tsurus por 1 Desejo - A ação iniciou em Agosto/2016 e em quase 1 ano, com a ajuda de 1300 voluntários já foram confeccionados mais de 30 mil tsurus, e entregues em 18 hospitais em Campo Grande/MS, Chapecó/SC, São Paulo/SP, Jerusalém em Israel e Ramallah na Palestina.

Campanha para Chapecó

No início deste ano, a ação 1000 Tsurus por 1 Desejo contribuiu com a homenagem às vítimas do acidente envolvendo a Chapecoense. Foram entregues 21 mil tsurus – sendo 18 mil para o projeto Manifeste Seu Amor por Chapecó, que por sua vez distribuíram aos torcedores que compareceram à arena Condá, em Chapecó (SC) para o amistoso entre a Chapecoense e o Palmeiras. 

O jogo marcou o retorno do time de Santa Catarina após a tragédia ocorrida em novembro de 2016, que deixou 71 mortos na Colômbia. Também foram entregues as famílias das vítimas tsurus representando cada ano de vida dos envolvidos no acidente. A ideia foi para a família relembrar cada ano de vida e bons momentos que passaram juntos antes do acidente.

A campanha para confeccionar os tsurus para homenagear o time Chapecoense comoveu e mobilizou cerca de 300 voluntários em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina e em apenas 10 dias confeccionaram 21 mil tsurus para homenagear as famílias das vítimas do triste acidente.

Sobre a Batalha de Okinawa

De abril a agosto de 1945, Okinawa sofreu a maior batalha aérea, terrestre e naval de todos os tempos. O Tufão de Aço, como é referida deixou cerca de 130.000 mortos entre civis, soldados japoneses e americanos. 

Sobre o Ataque Nuclear em Hiroshima e Nagasaki - Os bombardeios norte-americanos sobre Hiroshima e Nagasaki nos dias 6 e 9 de agosto de 1945 foram um dos momentos mais tristes da Segunda Guerra Mundial. Em menos de 43 segundos Hiroshima foi destruída pela Little Boy, deixando a cidade um verdadeiro deserto com uma perda de mais de 50 mil mortes imediatas e 80 mil após.

A bomba que eclodiu em Nagasaki foi muito mais forte que de Hiroshima, com o Fat Man mais de 40 mil pessoas morreram e milhares sofreram consequências devido a radiação.

Ainda hoje, muitas pessoas sofrem preconceito por terem vivido esse momento triste.  A intenção da Ação do Bem “1000 tsurus por 1 desejo” é levar aos que precisam um pouco mais de amor, carinho e paz além de disseminar a educação pela cultura da paz e bons sentimentos ao próximo. 

Diz a lenda japonesa que a cada 1000 tsurus se realiza 1 desejo, portanto serão confeccionados por brasileiros 72.000 tsurus para fazer ressurgir o que o mundo mais precisa: Paz, solidariedade e amor ao próximo.

Veja Também

Oficina inicia projeto 'Dança além do palco' na segunda-feira
Projeto de leitura de escola municipal ganha selo especial dos Correios
Espetáculo gratuito “Ópera do Malandro” será apresentado na Capital
Capital terá Festival Internacional do Chamamé
Artista da Capital pinta a paixão por índios
Embalos do samba, chamamé e rock no Sesc Morada
Peça de teatro que combate suicídio será apresentada neste sábado
Oficina gratuita de Desenho do Centro Cultural tem início dia 18 de abril
Governo apoia tradição gaúcha com repasse de R$ 150 mil para festival
História do tradicional Hotel Gaspar é relatada em livro