Menu
14 de dezembro de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto

Talita Lombardi de Menina Executiva à Mulher

13 Jan201509h55Por

Converso hoje com a minha amiga empreendedora Talita Lombardi que possui o maior blog independente de startups do país, o StartupsStars.
No seu segundo blog, o MeninaExecutiva ela fala sobre empreendedorismo e carreira . É palestrante, escritora, mentora e já ajudou mais de 10 empresas de diversos portes, na área de negócios e vendas.
Talita é vista como uma referência nacional e representa muito bem as mulheres no mundo das startups.

Quando você descobriu a paixão pelo empreendedorismo?

Flávio, eu amava empreender mesmo desconhecendo o ecossistema. Minha avó, minha grande inspiração… Me ensinou pelo exemplo, que podemos fazer em acontecer sem precisa, por exemplo, sair de casa. Empreendi em diversas empresas, liderando equipes, conquistando clientes, pois nunca fui do tipo que aceitava limites, sempre quis mais. Com isso, criei meus blogs, que considero meus negócios.


Quais startups você teve alguma participação ou fundou?

Eu nunca cheguei a fundar uma startup.. Hoje foco em rentabilizar o blog, e invisto bastante nele, meus amigos empreendedores falam que o Startups Stars é minha startup, concordo! Mas já trabalhei em algumas, como o Peixe Urbano (amor a primeira vista), BazzApp, SaferTaxi, PedidosJá, entre outras menores que trabalhei na parte de negócios e vendas, ao todo, foram quase 10 que pude ajudar.


Além do StartupStars você tem outro famoso blog, Menina Executiva. Quais temas você compartilha com seus seguidores?

Bom, a grande diferença entre os dois blogs é que o Startups Stars já tem um formato, o “pipeline” pré-definido por mim, ele é mais fechado.. Eu sentia necessidade de falar de outras formas de empreendedorismo.. Pois como eu citei acima, eu empreendo em todos os lugares, independente de ter uma empresa.. Então, essa é a pegada do Menina Executiva.. Ele tem dicas sobre carreira, um pouco de posts motivacionais, looks executivos.. O legal é que no meu instagram, que tenho 6K seguidores, consigo ter mais conversão do que no site, pois é um contato direto com aqueles que curtem o tema.


Estou sabendo que você vai lançar em breve um livro sobre vendas para Startups. Sabemos que muitas startups morrem por não executarem bem essa etapa de vendas que é crucial para que o negócio fique sustentável. Você pode adiantar pelo menos 3 dicas para os empreendedores que estão com essa dificuldade?

O livro tem o nome de “Sales Thinking B2B”, Validação, Negociação e Vendas. Escrevi com muito carinho, a partir da minha experiência em todas empresas que trabalhei. Então as três dicas que vou dar podem parecer simples, mas pecamos todos os dias nelas:

  • Entenda que os clientes ou parceiros não precisam da sua startup! Eles podem até precisar, mas você vai ter que provar isso com o tempo e muito trabalho;

  • ESCUTEM o que o cliente tem para dizer e faça um follow up sobre os tópicos mais importantes;

  • Em qualquer negociação, pratique a tradução das palavras. Só pode ser técnico com quem é técnico.. Pessoas de “biz” preciam ouvir do que elas entendem. Por exemplo, a palavra “startup” é desconhecida por milhares de pessoas.. Substitua por “tenho uma empresa de tecnologia”.

http://namorofake.com.br/blog/restaurantes-curitiba/?

A cada ano, o perfil do empreendedor brasileiro se torna mais feminino.
Como você observa as oportunidades e desafios que as empreendedoras tem no Brasil?

Pelo que tenho visto, o grande medo das mulheres é no risco do novo. Ainda, empreendemos mais em negócios mais certos, como salões de beleza etc. A preocupação da mulher vem muito de não conseguir sustentar sua família ou de perder dinheiro.

O mundo não mudou porque agora “trabalhamos fora”, apenas acrescentamos mais coisas ao nosso dia a dia… Esse é o grande desafio.. Fazer de tudo um pouco.


Quais as principais dicas para as mulheres que pretendem entrar nesse mundo das startups?

As dicas são para os homens e mulheres.. Se você não quer focar no mínimo 3 anos da sua vida só pensando na sua startup, talvez seja melhor trabalhar em outra coisa. Startups são como bebes, precisam de atenção, cuidado, foco, determinação e muito controle emocional para não desistir nos primeiros desafios.

 

Gostaria de sugerir um artigo?
Envie um e-mail para meu contato www.flavioestevam.com.br