Campo Grande •25 de Maio de 2017  • Ano 6
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto

Saúde em Foco | 23/02/2017 17:35Precisa de energia extra nesses dias de calor? Se alimente bem!

Na estação mais quente do ano, para garantir a ingestão de nutrientes essenciais, a alimentação consciente é primordial. Para isso, conversei com a nutricionista Mariana Corradi, especialista do Instituto do Aparelho Digestivo, em busca de receitas especiais para este período de altas temperaturas.

“No verão, assim como em todas as estações, o primeiro passo para a boa saúde é a hidratação. Água pura, água de coco natural, água saborizada, opções não faltam. Frutas diuréticas, como a melancia, melão e o abacaxi, também são ótimas opções. Nas refeições principais, procure comer proteína branca, como frango, peixe ou ovos, saladas e arroz integral”, afirmou a nutricionista.

Mas caso você queira para repor as energias de forma super saudável, confira abaixo três opções especiais de receitas - tem pra todos os gostos: prato salgado, suco e sobremesa. Confira:

Brócolis gratinado com iogurte 

1 xícara de brócolis cozido  

Para o creme:

1 pote de iogurte natural desnatado

1 colher de sopa de queijo parmesão ralado

3 colheres de sopa de cottage light 

3 bolinhas de muçarela de búfala

sal 

Faça o creme misturando o iogurte, o cottage, sal.  Espalhe o creme por cima dos brócolis, polvilhe o queijo ralado e distribua as muçarelas. Leve para gratinar por 15 minutos. 

Brócolis: contem cromo que ajuda a regular o açúcar no sangue. 

Iogurte, estimula a imunidade, rico em lactobacillus aciophylus, calcio e vitaminas do complexo B. 

Suco de uva, mel e hortelã

2 xícaras de uva (aproximadamente 15 unidades)

1 xícara de água

6 folhas de hortelã

mel e gelo a gosto

Corte as uvas ao meio e retire os caroços. Bata no liquidificador com a água, as folhas de hortelã, o gelo e o mel. Passe na peneira e sirva em seguida.

Suco que dá bastante energia, rico em fibras, além de ter um excelente poder antioxidante.

Creme de Aveia com Maçã 

1 xícara de leite desnatado

2 colher de sopa de aveia em flocos

1 maçã verde descascada e cortada em cubinhos

1 colher de sopa de açúcar e coco 

1 colher de café de canela

1 colher de sobremesa de uva passa

Coloque todos os ingredientes, menos a uva passa no liquidificador e bater. Despeje numa panela e mexa até engrossar. Polvilhe com a uva passa e já pode servir.

Aveia: rica em vitaminas do complexo B e E, fibras. Ajuda a retirar muitas toxinas do sangue e regula transito intestinal e induz a saciedade.

 
Comentários
Saúde em FocoOlá, me chamo Marcelo Dotti e a partir de hoje estarei participando de uma coluna dedicado a você, caro leitor. Sou médico formado pela Universidade Católica do Paraná, fazendo especialização (cirurgia Geral e endoscopia digestiva) na Santa Casa de Misericóridia de Curitiba e após no Institut Paoli Calmettes em Marseille, França (endoscopia digestiva). Mestre em ciências, na área do aparelho digestivo pela Universidade de São Paulo - USP . Atuei como médico do Corpo Clínico da Santa Casa de Curitiba até 2005. Desde 2006 moro em Campo Grande. Fui professor do curso de Medicina na UNIDERP nos anos de 2006 a 2008 e atualmente atuo como médico do Instituto do Aparelho Digestivo. Faço parte do corpo clínico da Santa Casa onde atuei como médico no serviço de cirurgia geral e endoscopia digestiva de 2006 até 2015
Saúde em Foco
    DothNews
    Rec banner - cirurgia.net
    DothShop
    © Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
    © Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
     Plataforma Desenvolvimento