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15 de novembro de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Fitness
23 Set 2019 19h09
Square Tanquinho FIT - Joane

Como acelerar o metabolismo?

 

Metabolismo lento -  Como Acelerar? Como Emagrecer? O Que Fazer?

Você chegou ou está nessa condição? Ou acha que está?

Em primeiro lugar a gente precisa certificar se o nosso metabolismo está lento ou se estamos indo na direção errada. Para isso precisamos primeiro avaliar a nossa condição de saúde através de exames que um bom profissional da área vai prescrever e analisar. Nessa análise cabe verificar se estamos em overtraining ou treinando abaixo daquilo que temos potencial causando uma baixa estimulação.

Quanto a alimentação,  a pessoa pode estar comendo pouco em quantidade, porém quando vamos avaliar as calorias ingeridas o valor calórico é alto além de estar pecando na qualidade dos nutrientes como, por exemplo, comendo uma quantidade acima do necessário de carboidratos, principalmente os simples. Esse é um erro muito comum. Nesses casos tem que diminuir e controlar a quantidade de carboidratos ingeridos mesmo sendo de alimentos saudáveis. Não é porque o alimento é saudável que podemos comer bastante. Alimentos saudáveis também tem calorias. 

A tecnologia pode  ajudar. Você pode utilizar aplicativos (MACROS, MyFitnessPal, YAZIO e outros) para contagem de calorias. Há vários disponíveis gratuitamente.

Com a contagem de calorias você tem uma visão da quantidade ingerida e poderá controlar suas ações como, por exemplo, reduzir 100 calorias da sua dieta numa semana, mais 100 na outra e assim gradativamente. 

Isso funcionaria como o painel de um automóvel. Como você sabe que o combustível está acabando? Ou como você sabe que está abaixo ou acima da velocidade permitida a fim de evitar uma multa? Você sabe disso porque tem marcadores de nível de combustível e velocidade e  na dieta seria semelhante. Você saberia se precisa diminuir a quantidade de calorias ingeridas porque há um marcador.

Se você já está ingerindo poucas calorias e não está perdendo gordura, é preciso avaliar se você está gastando calorias o suficiente para promover a queima da gordura porque gastar calorias é melhor que deixar de consumir, ou seja, é preferível que você faça uma atividade física que gaste 400 calorias do que deixar de ingerir essas 400 calorias. Gastar  é muito mais eficiente para o seu corpo porque  promove uma melhor eficiência metabólica. Fique atento e verifique se não está faltando suar um pouquinho mais nos seus treinos e  aumente aquele aeróbico (esteira, bicicleta, pular corda, crossfit e outros).

Um outro fator que ajuda é o cuidado com a microbiota do nosso intestino. Fazer uma suplementação com prebióticos e probióticos também pode ajudar muito porque você vai aproveitar melhor o alimento ingerido, regular melhor sua flora intestinal e fortalecer a imunidade.

Com relação aos treinamentos de musculação, se esse for o seu caso, faça treinos para hipertrofia muscular. A sua massa muscular é o seu motor, é ela que vai te ajudar a queimar gorduras antes, durante e depois das suas atividades físicas. Com o aumento da sua massa muscular  você terá um aumento no seu metabolismo basal que é a quantidade de energia em quilocalorias que seu corpo gasta para sobreviver, ou seja, realizar todas as atividades metabólicas em repouso durante um dia.

Bom galera, espero ter contribuído com um pouco de conhecimento para ajudar a esclarecer algumas dúvidas. Em breve tem mais!

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