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Flavio Estevam | 22/02/2017 14:2510 Pitch Decks de startups de sucesso para você se inspirar

Se você está querendo captar recursos com investidores anjo ou VCs, a primeira coisa que você tem que fazer é criar um Pitch Deck. Bem… depois do primeiro passo que é ter uma grande ideia e por a mão na massa.

Mas afinal, o que é um Pitch Deck?

 

O conceito é bem simples. Um Pitch Deck é uma apresentação que mostra um panorama geral do seu negócio para investidores e fundos de investimento. Normalmente são slides simples e muito sintéticos.

O Pitch Deck consegue dar uma breve ideia de como funciona o seu negócio, como ele está indo, o que ele pretende alcançar e como você vai fazer isso. Ele também inclui outras informações importantes que podem te garantir um cheque.

Claro, o pitch deck não vai fazer tudo sozinho. Ele precisa deixar o investidor com aquele gostinho de quero mais e você precisa ser um verdadeiro storyteller para enredar seu público e prender a atenção.

A verdade é que não é tão simples assim montar um Pitch Deck. Principalmente, se você nunca fez um antes. Mas estamos aqui para ajudar.

Uma coisa que você vai perceber ao ver os exemplos de Pitch Deck a seguir é que eles são muito parecidos. Não em design ou em conteúdo, mas o tamanho e a estrutura têm muito em comum. Os pitch decks normalmente têm entre 13 e 20 slides e a maioria deles destaca:

  1. Problema
  2. Proposta de valor
  3. Modelo de negócio
  4. Competição
  5. Equipe
  6. Fundraising
     

Como fazer um Pitch Deck?
 

Para te ajudar nessa tarefa, eu juntei alguns exemplos de pitch decks que já captaram milhões de investidores anjos e VCs para você usar como referência. Espero que eles consigam mostrar alguns caminhos para convencer um investidor e trazer insights para você. 

Provavelmente, você já ouviu falar de algumas startups que você vai encontrar na lista de exemplos. Estão aqui os pitchs decks de gigantes como Youtube e AirBnb até o Buzzfeed e o Buffer. Todos eles levantaram milhões de dólares e hoje valem bilhões.

Mas antes de começar, eu queria mostrar o Modelo para criação de Pitch Decks que a ABStartups preparou. Nele você vai encontrar passo a passo para construir sua apresentação com dicas e melhores práticas.
 

Vamos ao que interessa.

 

1. AirBnb
 

Vamos começar com o mais queridinho dos Pitch Decks, o AIrbnB. Para quem não conhece, essa é uma plataforma que permite que as pessoas aluguem e disponibilizem casas e quartos por todo mundo.

O maior ponto positivo desse Pitch Deck é que ele é incrivelmente simples. Uma criança de sete anos de idade conseguiria entender. Eai, você consegue explicar seu negócio para uma criança?

AirBnB Pitch Deck from PitchDeckCoach
 
 

2. Buzzfeed

Mesmo que você não o ame, aposto que você já ouviu falar do Buzzfeed. E foi exatamente esse o gancho poderoso do Pitch Decks deles, social proof. Afinal, quando se está fazendo um pitch não é nada ruim trazer os grandes números que a sua startup pode apresentar.

Até hoje o Buzzfeed já conseguiu levantar U$240 milhões

BuzzFeed Pitch Deck de Tech in Asia ID

 

3. Buffer

O Buffer é uma plataforma de agendamento em redes sociais. E com esse Pitch Deck eles captaram meio milhão de dólares. O grande diferencial dessa apresentação é sem dúvida a transparência com que eles falam das métricas e dados.

The slide deck we used to raise half a million dollars from Buffer

 

4. Youtube

Essa startup, dispensa apresentações. O youtube é uma das maiores plataforma de vídeo do mundo e foi adquirido pelo Google em 2006, por U$1,6 bilhões.  Esse é o pitch feito pelo youtube para a Sequoia Capital.

Youtube pitch deck from Alexander Jarvis

 

5. Itay Adam

Achou estranho? É porque esse nome não é de uma startup, mas de uma pessoa que conseguiu levantar U$2 milhões com um slideshow sobre nada! Ficou confuso?

Ele usou 5 slides e 40 minutos de pitch para convencer os investidores que ele recrutaria uma equipe para criar “the next big thing”.

It’s a Slideshow About Nothing from Shahar Goldfinger

6. Foursquare

O foursquare é um aplicativo que te permite fazer check-in e descobrir coisas para fazer ao seu redor. O grande lance desse pitch deck é a quantidade de screenshots e interações de usuários que eles mostram para comprovar o efeito viral do aplicativo.

Foursquare’s 1st Pitch Deck from Rami Al-Karmi

7. Moz

O Moz não é tão popular no Brasil, mas é um dos softwares de inbound marketing mais usados no mundo. A companhia foi fundada em 2004 e já levantou U$30 milhões em investimentos.

O Pitch Deck combina muitos dados em um estilo leve divertido.

SEOmoz Pitch Deck July 2011 from Rand Fishkin

8. Linkedin

Assim, como Twitter, Facebook e Instagram, você já deve estar familiarizado com o Linkedin. No seu pitch, a companhia ressalta muito seus valores de comunicação em rede e faz analogias com a web 1.0 vs web 2.0 e modo de nos relacionarmos.

Linkedin Series B Pitch Deck von Joseph Hsieh

 

 

9. Mixpanel

Esse é o pitch deck que a MIxpanel usou para levantar U$65 milhões. A Mixpanel é uma plataforma de analise on-line e web que a ajuda empresas a entender o comportamento do usuário.

Mixpanel – Our pitch deck that we used to raise $65M from Suhail Doshi

10. Facebook

Tenho certeza que dessa empresa você já ouviu falar. Esse foi o pitch deck usado em 2004 para captar U$ 500,000. É interessante observar a quantidade de dados usados no pitch deck.


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Flavio EstevamEmpreendedor serial é especialista em implantar negócios na internet em tempo recorde. Criou mais de 54 startups e também sites reconhecidos mundialmente. http://www.flavioestevam.com.br/ Representatividade nacional no mundo das startups 1. Criador do site Namoro Fake que é uma startup reconhecida mundialmente 2. CEO do site namorofake com.br 3. Criador academia de empreendedores - ilhadasstartups.com.br 4. Criador do lulufake com.br topstatus.com.br baladeirovip.com.br 5. Finalista do prêmio Spark Awards da Microsoft (Oscar das startups) como Empreendedor do ano 2013. 6. Eleito pelo portal UOL como um dos 50 empreendedores de sucesso de 2013. 7. Eleito como “Jovem empreendedor 2014 do MS ” 8. Palestrante corporativo com ênfase em Lean startups e intraempreendedorismo 9. Palestrante, mentor, juiz e apresentador em eventos e programas de tecnologia e startups como Demo Day, Demo Brasil, Startup Dojo, Campus Party, Ecommerce Brasil, Digitalks, InovationDay, Circuito Empreendedor, Startup Beer, ImpactaMS, Desafio Brasil, Feira do Empreendedor, Programa empreendedorismo Universidade de Stanford, Seed e Startup Weekend. 10. Colaborador em três livros de empreendedorismo e startups 11. Colunista no site Diário Digital afiliado do R7 12. Vice presidente da StartupMS ( Associação de startups do MS ) 13. Representante da ABStartups no MS ( Associação brasileira de startups )
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