Menu
26 de março de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Mega Banner Aguas Guariroba -  Campanha Março - Obras 2019
Safra

Soja terá quebra de produção

Problemas climáticos devem reduzir a produção em relação ao ano passado

2 Fev2019Laureano Secundo08h07

A Aprosoja/MS previu durante a fase de plantio uma produção de 10 milhões de toneladas, porém com as intempéries climáticas em diversos municípios, principalmente aqueles da região Sul do estado, a estimativa foi reduzida para 8,947 milhões da oleaginosa, volume 6,6% menor que a última safra.

 “As regiões Sul e Centro enfrentaram, em média, de 10 a 25 dias sem chuvas, mas há registros de propriedades sem precipitações por 45 dias. Neste ciclo passamos a ter 5,18% a mais de área para o cultivo de soja, expansão que aconteceu sobre áreas antes dedicadas à pastagem e produção de cana”. Disse o presidente da Aprosoja/MS, Juliano Schmaedecke.

Já o presidente da Famasul, Federação da Agricultura Saito falou dos cenários extremos da temporada. “O clima foi fator relevante para o desenvolvimento da cultura no estado, com relatos de produtividade inferior a 25 sacas por hectare”, afirmou Saito, destacando ainda: “A situação exige que o agricultor aplique suas habilidades em planejamento para conduzir a atividade mesmo diante dos possíveis impactos”, afirmou Saito. Aproximadamente 40% da safra foi negociada antecipadamente. Em janeiro de 2018, o preço registrado para a saca de soja era de R$ 62,94, para o mesmo período deste ano, o valor é de R$ 66,06, acréscimo de quase 5%.

 

 

Veja Também

Dourados lidera geração de empregos
Ferramenta gratuita da Embrapa ajuda a tirar dúvidas sobre gado de corte
Com 47 milhões de toneladas de cana, MS supera safra passada
Tereza Cristina anuncia reestruturação da Conab e venda de armazéns
Governo terá Gabinete Itinerante na Expogrande pela 4° vez
Agronegócio Theresa Cristina defende política de fomento Na próxima semana ministra da Agricultura terá audiência no Congresso nacional
Sindicato Rural de Campo Grande elege novo presidente
Governo abre inscrições para empresas de classificação de carcaças
Milho deve atingir 9 milhões de toneladas
Apicultores de MS são orientados para combater pequeno besouro das colmeias