Menu
19 de março de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Mega banner segov dengue
Safra 2019

MS colherá 10 milhões de tonelada de grãos

Safra do estado deve atingir mais um recorde se acordo com previsões

23 Dez2018Laureano Secundo08h05

 “Nossa expectativa é de que Mato Grosso do Sul atinja cerca de 10 milhões de toneladas na safra da soja em 2019, 10 milhões de toneladas de milho, no ano em que o Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio completará 10 anos”. Disse o diretor-executivo da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul – Aprosoja/MS, Frederico Azevedo aponta Azevedo.

Nas últimas cinco safras o aumento da área dedicada ao milho foi de 8,62%. “Apesar da baixa na produção na safra 2017/2018, atingimos no ciclo anterior 9,8 milhões de toneladas, muito próximo da expectativa para 2019”, pontua Azevedo. Em relação à soja também houve aumento no espaço dedicado à cultura. O crescimento foi de 30,27% nas últimas 6 safras, em cima de áreas antropizadas.

Azevedo destacou o impacto com as condições climáticas no estado: “Constatamos veranicos em lugares específicos do Estado. São cerca de 15 dias sem chuvas, mas com expectativa de que as precipitações retomem ainda esta semana e se estabilize”, completou.

Sobre o SIGA MS, programa que monitora do desenvolvimento das safras de grãos, foi apresentado o aumento de visita nas propriedades no último ciclo, em relação ao 2015/2016. No milho o aumento das visitas técnicas às propriedades para avaliação da safra foi de 341%, enquanto que na soja foi de 237%, somando 2978 visitas e 2002, respectivamente.

O Mapeamento da Economia Agrícola (MEA), que mapeia o custo de produção e a viabilidade econômica da cultura, desenvolveu atividades em 14 municípios, sob a finalidade de apresentar ao agricultores os melhores caminhos de rentabilidade, produtividade e conhecer seus custos e riscos.

 

Veja Também

Dourados lidera geração de empregos
Ferramenta gratuita da Embrapa ajuda a tirar dúvidas sobre gado de corte
Com 47 milhões de toneladas de cana, MS supera safra passada
Tereza Cristina anuncia reestruturação da Conab e venda de armazéns
Governo terá Gabinete Itinerante na Expogrande pela 4° vez
Agronegócio Theresa Cristina defende política de fomento Na próxima semana ministra da Agricultura terá audiência no Congresso nacional
Sindicato Rural de Campo Grande elege novo presidente
Governo abre inscrições para empresas de classificação de carcaças
Soja terá quebra de produção
Milho deve atingir 9 milhões de toneladas