Menu
18 de junho de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Soja

Combate à ferrugem asiática

Começa hoje vazio sanitário da soja em Mato Grosso do Sul

15 Jun2017Da redação07h03

Entre os dias 15 de junho e 15 de setembro de 2017 produtores rurais de Mato Grosso do Sul não podem cultivar soja nos campos do Estado. A medida corresponde ao vazio sanitário do grão, período em que fica proibido o cultivo da oleaginosa em MS com o objetivo de combater inóculos da ferrugem asiática, fungo que causa perdes consideráveis de produtividade.

O descumprimento das normas do vazio, de acordo com a Lei, pode implicar em autuação da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e multa de até mil UFRMS, que é a Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul. A unidade teve seu valor estabelecido para o mês de junho em R$ R$ 24,66.

Segundo o presidente da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), Christiano Bortolotto, o cumprimento da lei ajuda a garantir a sanidade vegetal. “Essa é uma importantíssima ferramenta para controle da quantidade de inóculos de ferrugem e garantia uma boa produtividade, ainda mais em um cenário em que a maior parte dos defensivos vem perdendo o seu efeito. Sendo assim, cada vez mais o vazio se torna fundamental”, analisa o presidente.

“Se não tivermos esse combate na entressafra, corremos o risco de chegar a produtividades que tornarão inviáveis a produção de soja”, finaliza.

O período de 90 dias foi estabelecido considerando que o tempo máximo de sobrevivência dos esporos no ar é de 55 dias. O grão não pode ser plantado nesse prazo e, além disso, todas as plantas voluntárias - conhecidas como guaxas ou tigueras - devem ser eliminadas das propriedades, seja por meio de processos mecânicos ou químicos.

 

Veja Também

Famasul elege nova diretoria neste sábado
Conab inspeciona condições de armazenagem de produtos
Vazio sanitário da soja começa dia 15 de junho em MS
Prazo para quitar dívidas do crédito fundiário está terminando
Plano Safra libera recursos a partir de 1º de julho
Rally da Safra 2018 finaliza avaliação de safrinha em MS
Extendido prazo para inscrições do CAR
Prazo para vacinação contra a febre aftosa é prorrogado em MS
Exportações de carne bovina de MS crescem 5,6%
Programa ABC Cerrado abre vagas para capacitar produtores rurais