Menu
22 de maio de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Mega banner FIEMS - Mês da Industria
Agropecuária

Siga MS visita 800 propriedades rurais para coleta de dados da 2ª safra de milho

Foram visitadas propriedades rurais em 58 municípios do estado entre março e julho

7 Set2017Da redação09h27

A equipe do Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) divulgou, nesta quarta-feira (6), um resumo das ações executadas durante a 2ª safra de milho 2016/2017. Segundo a Circular Técnica n° 225, foram visitadas propriedades rurais em 58 municípios do estado entre março e julho deste ano, totalizando mais de 800 fazendas.

Por meio das visitas, os técnicos da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) tiveram acesso a diversas informações e dados como variedades de milho plantadas, data de plantio, área plantada, quantidade de unidades de armazenamento de grãos, incidência de plantas daninhas, pragas e doenças, precipitação pluviométrica e situação geral das lavouras.

Das mais de 800 propriedades rurais do estado visitadas, a maioria recebeu um técnico da Aprosoja/MS mais de uma vez durante a safra para o acompanhamento do plantio, desenvolvimento e colheita das lavouras.

Com base em parte dessas informações, na data de 01 de setembro foi verificado que 93,8% da área de milho acompanhada pelo projeto Siga MS foi colhida. Os procedimentos de retirada dos grãos das lavouras já foram concluídos na região norte do estado, já a região sul tem 93,8% da área colhida e, a região centro, 91,4%.

Além disso, entre os resultados obtidos, estão informações relativas à quantidade de unidades de armazenamento de grãos no estado. De acordo com a Circular, verificou-se que 84,7% das propriedades visitadas não possuem silos ou armazéns de grãos, 13,5% possuem e 1,7% não há informações.

Os resultados da safra relativos ao volume total colhido, produtividade média alcançada em MS e área total efetivamente utilizada nesta safra de inverno serão divulgados apenas após a completa finalização da colheita.

Estimativas - Até o momento a Aprosoja/MS estima aumento de 3,4% de área plantada no estado, na comparação com os dados da safra 2015/2016, passando de 1,74 milhões de hectares para 1,80 milhões de hectares. Com isso, projeta-se acréscimo de 50,5% em relação à produção do grão (de 6,098 milhões de toneladas na safra 2015/2016 para 9,180 milhões de toneladas na safra 2016/2017) e acréscimo de 45,5% de produtividade, com valor de 85 sc/ha na safra atual.

Outros dados detalhados por município podem ser conferidos na íntegra, na Circular Técnica disponível na aba SigaWeb, no site da Aprosoja/MS.

Veja Também

Exportações de carne bovina de MS crescem 5,6%
Programa ABC Cerrado abre vagas para capacitar produtores rurais
MS terá debate sobre energias renováveis na agricultura familiar
Rebanho pode ser dispensado de vacina em 2023
Cultivo de soja convencional tende a crescer em MS
Prazo para adesão ao Programa de Regularização Tributária Rural é prorrogado
Quebra da safra argentina impulsiona  exportação de farelo de soja de MS
Vacinação contra febre aftosa começa em maio
Em Corumbá, pecuaristas devem vacinar 2 milhões de animais contra aftosa
Drone e ferramentas artesanais fazem sucesso na 3ª edição da Tecnofam