Menu
29 de fevereiro de 2020 • Ano 9
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Agropecuária

Showtec 2020 começa nesta quarta-feira em Maracaju

Tecnologias para altas produtividades estão entre os destaques da programação técnica

21 Jan2020Da redação19h06

Abrindo o calendário de eventos do agronegócio em Mato Grosso do Sul, o Showtec 2020 começa nesta quarta-feira (22), em Maracaju. O evento segue até sexta-feira (24), onde produtores rurais, profissionais e estudiosos do setor terão acesso a novas ferramentas para potencializar ainda mais a produção agrícola e pecuária da região. A feira tem entrada gratuita e será realizada na sede da Fundação MS, contando com 120 expositores, mostras de tecnologias, maquinários agrícolas e espaços para novos negócios. 

Um dos destaques desta edição será a Trincheira Show, que retorna à feira com estrutura maior e espaço ampliado nas arquibancadas para melhor atender o público. Ali, os visitantes conhecerão, com detalhes, os aspectos físicos, químicos e biológicos do solo e os impactos do sistema radicular na melhoria da qualidade do sistema. Ocorrerá também o lançamento dos parâmetros técnicos para análise da biologia do solo. Resultados de pesquisas regionais também serão elucidados.  

Sobre o milho safrinha, um painel específico abordará como o produtor pode atingir um alto desempenho, com pesquisadores apontando a relevância da rotação de culturas para altas produtividades. Já outro painel traz informações sobre sugadores de soja e milho e qual o manejo adequado para controlar as pragas e doenças nas lavouras, entre elas, o enfezamento do milho, doença tem ganhado cada vez mais importância no Estado, dada a sua complexidade. 

E buscando preparar o produtor rural para o mundo digital, o Showtec traz neste ano um painel específico que mostrará tecnologias de mecanização, como aplicação, plantabilidade e controle do tráfego de máquinas. A ideia é viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação, de modo a contribuir com a sustentabilidade da agricultura e pecuária.

Outro evento tradicional que acontece no Showtec é o Encontro das Mulheres do Agronegócio, que levantará o debate sobre empreendedorismo feminino, dentro e fora do mercado de trabalho. O espaço é voltado para valorizar a participação e liderança da mulher nos negócios e na sociedade. O Encontro dos Jovens da Agropecuária está na programação, com palestras sobre inovação tecnológica. 

Lançamentos - Tradicionalmente conhecido por ser uma vitrine de inovações e tecnologias para o campo, o Showtec 2020 traz o lançamento nacional de três novas cultivares de soja, desenvolvidas pela Embrapa em parceria com a Fundação Meridional. Serão apresentadas as variedades BRS 391, BRS 467RR e BRS 544RR. Com os novidades, o produtor terá mais facilidade para o manejo de sua lavoura e poderá, ainda, evitar o ataque de determinadas pragas. 

Praça de alimentação - Uma das novidade desta edição, o ambiente será composto por várias opções de gastronomia local, em um espaço de aproximadamente 900 metros quadrados, e funcionará durante todos os dias do evento, das 8h às 20h. 

Demais informações e programação completa podem ser conferidas no site http://www.portalshowtec.com.br/.

 

Veja Também

Produtores de soja tem até sexta-feira para registro das áreas
Máquinas inteligentes, econômicas e práticas
Governador participa da abertura do Showtec
Previsão de nova safra recorde
Semagro discute criação do fundo privado em defesa da agropecuária de MS
Fundo privado em defesa da agropecuária de MS deve ser criado
Moagem de cana atinge 44 milhões de ton em MS
Embrapa alerta para geada em junho no Estado
Produção de grãos do país na safra 2019/2020 deverá ser recorde
Produção de soja safra 2019/2020 será de quase 10 milhões de toneladas