Menu
26 de maio de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Mega banner FIEMS - Mês da Industria
Tecnologia

Showtec 2018 destaca tecnologia sustentável

Feira traz aos participantes programação com novidades no mercado agrícola

17 Jan2018Da redação17h17

Nos últimos 40 anos, a área plantada no Brasil cresceu em 54% e a produtividade subiu 300%. No Mato Grosso do Sul, a área teve aumento de 2% nos últimos 30 anos, com aumento da produtividade em 20%.

“Esse resultado é fruto do trabalho não apenas das instituições de pesquisa, mas das empresas que geram produtos e serviços, dos produtores rurais que investem cada vez mais em uma produção tecnológica e sustentável e de toda a sociedade”, apontou o presidente da Fundação MS, Luciano Mendes, durante a abertura de mais uma edição do  Showtec na manhã desta quarta-feira (17), com a presença de produtores rurais, lideranças do setor e autoridades. 

A feira abre nacionalmente o calendário de eventos do agronegócio e traz aos participantes uma programação com novidades no mercado agrícola e pecuário, com exposição de tecnologias, palestras técnicas, debates e visitas a campo. O evento é gratuito e segue até sexta-feira (19), em Maracaju. 

Durante a abertura do evento, Luciano Mendes ressaltou a importância da disseminação do conhecimento e de novas tecnologias para o setor. “Nosso desafio é ir além, diante da demanda crescente por alimentos, em função do aumento populacional. Precisamos seguir produzindo mais com menos, focados na sustentabilidade. O produtor que utiliza técnicas modernas de plantio direto e pratica uma agricultura eficiente trabalha também na preservação do meio ambiente. 

O presidente do Sistema Famasul, Maurício Saito, afirmou que o setor ainda precisa dobrar, nos próximos 40 anos, sua produção para atender a previsão da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura - FAO, de crescimento populacional. “Precisamos enfrentar nossos gargalos. Um deles é a falta de sucessão familiar. Nossos principais gestores já estão próximos aos 60 anos e ainda sem sucessores. Nossa comunicação, infelizmente, não tem sido favorável porque desconhece o trabalho efetuado pelo setor agropecuário. Temos que levar ao conhecimento da sociedade nossos resultados. O nosso Pantanal tem 86% de sua vegetação nativa preservada e isso graças ao cuidado do homem pantaneiro.

O avanço tecnológico do setor também foi pontuado pelo governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, na abertura. “O IBGE já apontou previsão que de todos os estados produtivos, o nosso poderá ser o único com aumento de área plantada e crescimento em produtividade. Isso é um ganho da pesquisa e trabalho que entidades como a Fundação MS faz. Tivemos a expansão de fronteiras agrícolas a regiões antes remotas e isso se deve a pesquisa e ao trabalho desenvolvido em parcerias com os órgãos governamentais. 

O superintendente do Sicredi Brasil Central, Celso Figueira, apontou, durante a abertura, a necessidade de se investir no agronegócio, na difusão de tecnologias. “O patrocínio financeiro não é focado apenas em resultados econômicos para as instituições que investem no setor, mas em agregar renda ao produtor rural e a comunidade”, disse. 

Neste ano, o Showtec prevê em sua programação discussões sobre gestão e inovação no Agro, por meio de um painel específico com palestras e debates sobre sistemas de gestão aplicados ao agronegócio, e também sobre gestão e riscos dentro do setor. Os desafios dos sistemas produtivos também serão discutidos, com abordagens sobre o impacto fitossanitário dos cultivos sucessivos e riscos agronômicos na agropecuária.

Em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o evento contará ainda com painéis sobre pesquisas relacionadas aos sistemas sustentáveis de produção. A programação técnica acontece no estande da Embrapa. Ao longo do evento pesquisadores e analistas da Embrapa estarão no local, à disposição do público para diálogo tecnológico. Ao todo serão realizados sete painéis envolvendo várias instituições do agronegócio e com temas relacionados à sustentabilidade da produção agropecuária, com ênfase no tema Carbono Zero.

Sobre o Showtec- O Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do segmento. A feira é destinada aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, e leva informações de forma direta e aplicável. 

O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), contando com patrocínio do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O Showtec conta, ainda, com o apoio do Sicredi, A Granja, Agrisus, Embrapa, Fundems, Semagro, Caixa Econômica Federal e Prefeitura Municipal de Maracaju.

Veja Também

Exportações de carne bovina de MS crescem 5,6%
Programa ABC Cerrado abre vagas para capacitar produtores rurais
MS terá debate sobre energias renováveis na agricultura familiar
Rebanho pode ser dispensado de vacina em 2023
Cultivo de soja convencional tende a crescer em MS
Prazo para adesão ao Programa de Regularização Tributária Rural é prorrogado
Quebra da safra argentina impulsiona  exportação de farelo de soja de MS
Vacinação contra febre aftosa começa em maio
Em Corumbá, pecuaristas devem vacinar 2 milhões de animais contra aftosa
Drone e ferramentas artesanais fazem sucesso na 3ª edição da Tecnofam