Campo Grande •19 de Outubro de 2017  • Ano 6
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full banner Rota das Estações - Primavera

Da redação | Domingo, 30 de Julho de 2017 - 11h59Rally da Pecuária realiza evento em Campo GrandeMaior expedição técnica privada do País retrata a bovinocultura de corte

(Foto: Divulgação)

Em agosto as condições de pastagens e os modelos de produção de carne bovina em Mato Grosso do Sul serão avaliados pelo Rally da Pecuária 2017. Trata-se da maior expedição técnica privada do país com o objetivo de retratar a bovinocultura de corte nas principais regiões produtoras.

No dia 17, a partir das 9h30, a coordenação do evento se apresenta no Parque Laucídio Coelho com uma palestra técnica e mesa redonda aberta à pecuaristas, técnicos estudantes e lideranças do setor pecuário com o tema “Produtividade e rentabilidade na pecuária”, ministrado pelo coordenador do Rally, Maurício Palma Nogueira.

Para o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), Jonatan Barbosa, ao revelar, com detalhes, o retrato da pecuária e seus sistemas de produção em Mato Grosso do Sul o Rally pode dar um norte para o planejamento e para a gestão o negócio. “Esse evento é uma oportunidade imperdível para que criadores consigam planejar suas ações e troquem experiências”, ressaltou.

Durante o Rally equipes de técnicos e pesquisadores percorrem cerca de 70 mil quilômetros em 11 estados. A programação inclui visitas a fazendas de produção pecuária e levantamento completo das áreas de cria, recria, engorda e confinamento. Durante a expedição, são colhidas informações para integrar uma base de dados sobre o atual modelo de gestão da pecuária de corte do país.

O Rally da Pecuária é realizado desde 2004. As esquipes visitam pecuaristas, mapeando e fotografando as pastagens, levando em consideração informações como a homogeneidade do pasto, volume de massa, população de plantas, altura do capim, presença de erosão, plantas invasoras, além de um histórico de utilização dessas pastagens relatado pelos produtores.

Em encontros com pecuaristas, técnicos do Rally conduzem entrevistas qualitativas e quantitativas com o objetivo de levantar, entre outros dados, áreas de pastagem e de agricultura em cada propriedade, total de cabeças de gado, confinamento, índices de fertilidade, natalidade e mortalidade, manejo sanitário e de pastagens e comercialização de animais.                       

Nesta edição, são realizados 12 eventos para produtores e profissionais do setor e 10 “oficinas da produtividade”. Estatísticas e análises dos dados levantados das últimas edições indicam tendências preocupantes para os players do mercado pecuário. Essas tendências, e as melhores alternativas para os produtores se anteciparem a elas, serão exploradas também ao longo dos eventos.

Outra novidade é a apresentação de análises econômicas que, pela primeira vez, serão exclusivamente elaboradas a partir dos dados do público entrevistado em anos anteriores. O grau de democratização das informações geradas pelo projeto será bem maior, com análises inéditas.

Veja Também
Um terço das lavouras estão semeadas
Sistema Famasul pede apoio ao BB para produtores de MS
Sindicato Rural sedia curso sobre uso de drone em fazendas
Mato Grosso do Sul é um Estado à frente do tempo, diz Reinaldo Azambuja
Sindicato Rural e Senar/MS formam mais nove técnicos em agronegócio
Aumento no rebanho bovino garante potencial de MS, diz Famasul
Preço da soja em MS sobe mais de 6% em setembro
Missão das Filipinas confere ações nas áreas de defesa sanitária animal de MS
A porteira da salvação para o bovino Pantaneiro
Seminário Estadual de Agrotóxicos discute boas práticas e responsabilidade
Square banner notícias UCI
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothShop
Rec banner - Patio central
DothNews
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento