Menu
25 de junho de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Coxim

Produtores entregam mais de 13 mil embalagens de defensivos agrícolas

Material foi encaminhado para triagem na Central de Recebimento de Embalagens

9 Set2017Da redação18h30

Mais de 13.700 embalagens de defensivos agrícolas foram coletadas no Sindicato Rural Patronal de Coxim, em cumprimento à legislação referente ao recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos. Todo o material foi encaminhado para triagem na Central de Recebimento de Embalagens Lavadas (ARANMS), em São Gabriel do Oeste e será posteriormente levado a São Paulo para procedimento de reciclagem.

O evento foi realizado pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), em parceria com a Prefeitura de Coxim, Agraer, Sindicato Rural Patronal de Coxim, Central de Recebimento de Embalagens Lavadas (ARANMS), Alvorada Produtos Agropecuários, Nutribem Produtos Agropecuários e Cooperativa Agropecuária Canda.

Segundo Aristide Leão, inspetor local da Iagro em Coxim, esta é a primeira vez que a logística reversa é praticada no município: "Esta é uma ação desenvolvida pela Iagro e pelo Instituto Nacional de Processamentos de Embalagens Vazias InpEV, em parceria com instituições e revendas locais, que por meio do Sistema Campo Limpo realizam a coleta de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil, visando a correta destinação e protegendo o ambiente".

O vereador Carlão da Triângulo, que também é produtor rural, explica que no total foram recolhidas 13.780 embalagens: "A ideia é inserir no calendário esse evento, com o objetivo de conscientizar e ajudar os pequenos produtores, que muitas vezes não têm condição de devolver as embalagens. Agradeço ao Iagro, juntamente com seus organizadores e apoiadores, pelo brilhante evento referente à campanha do sistema Campo Limpo".

O Sistema tem como base o conceito de responsabilidade compartilhada entre agricultores, indústria, canais de distribuição e poder público, conforme determinações legais, o que tem garantido seu sucesso. O InpEV é uma entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de defensivos agrícolas para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002.

(Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Coxim)

Veja Também

Aprosoja-MS realiza lançamento estadual da colheita do milho safrinha
Colheita do milho safrinha será lançada na segunda-feira em MS
Queda  na produção fará preço do leite subir em MS
Famasul elege nova diretoria neste sábado
Conab inspeciona condições de armazenagem de produtos
Vazio sanitário da soja começa dia 15 de junho em MS
Prazo para quitar dívidas do crédito fundiário está terminando
Plano Safra libera recursos a partir de 1º de julho
Rally da Safra 2018 finaliza avaliação de safrinha em MS
Extendido prazo para inscrições do CAR