Menu
20 de janeiro de 2020 • Ano 9
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Agricultura

Plantio da Soja já atingiu 12,4% em Mato Grosso do Sul

Cultivo segue atrasado por causa da demora do início do período de chuva

22 Out2019Da redação19h40

Em Mato Grosso do Sul a área plantada da soja monitorada pelo projeto SIGA/MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) chegou aos 12,4% até o dia 18 de outubro. No estado, o plantio está autorizado desde o dia 16 de setembro, fim do vazio sanitário.

 Segundo a analista técnica do Sistema Famasul, Tamiris Azoia, o cultivo segue atrasado em relação ao ano anterior, devido à demora no início das chuvas. “A abertura do período de plantio foi caracterizada pela estiagem, que se estendeu durante todo mês de setembro. Diante deste fato, a grande maioria dos produtores postergou o plantio a espera melhores condições climáticas para a semeadura da cultura, que tem se normalizado apenas agora, em meados de outubro”, afirma.

A perspectiva para a safra de soja 2019/2020 é um aumento de área de aproximadamente 6%, que significa um total de 3,1 milhões de hectares, com uma produção total estimada de 9,9 milhões de toneladas e produtividade média esperada de 52 sacas por hectare.

Comercialização – Segundo levantamento realizado pela Granos Corretora, até 14 de outubro, Mato Grosso do Sul já havia comercializado 28% da safra de soja 2019/2020, avanço de 1% em relação a igual período da safra 2018/19. Já a segunda safra do milho deste ano vendeu 61,25%, avanço de 2% em relação a igual período da safra passada.

As cotações no mercado interno têm refletido as altas na Bolsa de Chicago, em conjunto a oferta ajustada pelo baixo excedente de soja e também as consecutivas valorizações da moeda americana que encerrou no dia 18 de outubro cotada em R$ 4,14.

Veja Também

Previsão de nova safra recorde
Semagro discute criação do fundo privado em defesa da agropecuária de MS
Fundo privado em defesa da agropecuária de MS deve ser criado
Moagem de cana atinge 44 milhões de ton em MS
Embrapa alerta para geada em junho no Estado
Produção de grãos do país na safra 2019/2020 deverá ser recorde
Produção de soja safra 2019/2020 será de quase 10 milhões de toneladas
MS é o segundo maior produtor de florestas plantadas de eucalipto
Caixa reduz em até 54% taxas de juros do crédito rural
Dezembro se encerra com queda média de 15% na cotação da arroba do boi gordo