Menu
21 de agosto de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
II Congresso de Empresas Familiares
Agropecuária

Plantio da soja avança em MS e chega a 60% da área

Região sul tem porcentagem média de área plantada mais avançada, com 71%

2 Nov2017Da redação14h54

Mais da metade dos campos destinados ao cultivo de soja em Mato Grosso do Sul já foram semeados para a safra 2017/2018. De acordo com as informações divulgadas na Circular Técnica nº 233, do Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), 60% das áreas já estão plantadas.

Os números foram divulgados nesta semana pela Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) e referem-se aos dados colhidos pelos técnicos de campo da entidade na 4ª semana de outubro.

Segundo o levantamento, a região sul tem porcentagem média de área plantada mais avançada, com 71%, enquanto a região centro tem 40,6% e, a região norte, 40,4%.

Situação das lavouras

Ao norte, todos os municípios visitados da região já iniciaram o plantio. Os fatores climáticos foram favoráveis para o plantio. Já no centro do estado, foram registradas chuvas naquela semana, favorecendo as atividades de plantio em toda região, tendo uma boa evolução.

No sul do estado o plantio estava parado devido ao clima seco, mas, após as chuvas, foi retornado, assim como na região sudeste. As propriedades visitadas já mostram grande evolução na semeadura.

Ao sudoeste de Mato Grosso do Sul, com as chuvas no final de semana as atividades de plantio também recomeçaram na região. Já na região sul-fronteira, o plantio está bem adiantado e continua em evolução. Os produtores relataram que as chuvas são regulares.

Estimativas

Para a 1ª safra de soja 2017/2018, a estimativa da Aprosoja/MS é que o estado tenha área de 2,5 milhões de hectares e alcance volume de grãos de 8,3 milhões de toneladas e produção total, com produtividade projetada na média de 54,0 sc/ha.

Veja Também

Campanha de vacinação da febre aftosa atinge 99% de cobertura
Festa do Pé de Soja Solteiro é incluído no Calendário Oficial do Estado
MS já colheu mais da metade da área plantada de milho
Hortifrutigranjeiro Congresso debate produção sustentável Congresso Brasileiro de Olericultura: confira as ações do Senar/MS no evento
Vazio sanitário da soja permanece em MS
Uso de agrotóxicos aumenta 36,3%
Saiba quais são os principais cuidados para a criação de vacas
Embrapa realiza curso de melhoramento genético na Capital
Vazio sanitário da soja está em vigor em Mato Grosso do Sul
Safra de grãos tem queda de 5,3%