Campo Grande •21 de Janeiro de 2018  • Ano 7
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full banner águas guariroba - campanha dezembro

Da redação | Sexta, 11 de Agosto de 2017 - 13h00Intoxicação alimentar matou bovinos, conclui IagroTestes em amostras de silagem de milho confirmaram presença de toxinas botulínicas

(Foto: Divulgação)

Exames confirmaram que botulismo foi a causa da morte dos 1100 bovinos na fazenda Monica Cristina, no município de Ribas do Rio Pardo, ocorrida na semana passada. Em nota técnica divulgada nesta sexta-feira, 11 de agosto, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro) e a Superintendência Federal de Agricultura em Mato Grosso do Sul (SFA/MS) informam que os animais sofreram infecção alimentar. 

“Com relação às amostras da silagem de milho fornecida aos bovinos do confinamento, os primeiros resultados dos ensaios laboratoriais demonstraram a presença das toxinas botulínicas tipo C e D, confirmando a suspeita inicial do setor de Patologia Veterinária da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. A presença destas toxinas no alimento dos animais, somada à investigação clínico-epidemiológica realizada na propriedade rural, permite a conclusão do caso com o diagnóstico de botulismo”, diz o órgão em nota técnica.

A Iagro ressalta que não se trata de doença infecto-contagiosa, mas sim de uma intoxicação alimentar. O Clostridium botulinum, bactéria produtora da toxina, está normalmente presente no ambiente e depende de condições favoráveis para o seu desenvolvimento, tais como matéria orgânica, alta umidade e anaerobiose, o que pode ser evitado com boas práticas e cuidados na formulação, conservação e armazenamento dos alimentos a serem fornecidos aos animais.

Ainda conforme o órgão, todos os elos envolvidos na cadeia produtiva têm o dever de notificar imediatamente toda e qualquer suspeita de doenças em animais de produção, para que sejam investigadas, minimizando possíveis prejuízos à pecuária.

Veja Também
Sábado, 20 de Janeiro de 2018 - 17h38Sucessão familiar na Agropecuária Mais de 260 pessoas participam do Encontro Jovens do setor rural
Colheita da soja começa em fevereiro
Showtec 2018 destaca tecnologia sustentável
Reflore/MS marca presença no Showtec 2018
Rebanho bovino supera 21,8 milhões de cabeças em MS
País não terá super-safra
Governo muda regras para empréstimo a agricultores familiares
Plantio de soja é prorrogado até o dia 31 de janeiro em Dourados
Sicredi disponibiliza financiamento de seguro agrícola a associados
Governo repassa R$ 249 mil à Fundação MS para o Showtec 2018
Square notícia uci
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothShop
Rec banner - Patio central
DothNews
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2018 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento