Menu
20 de junho de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Agropecuária

Informações sobre a safrinha em MS são divulgadas em material gratuito

Material serve como base para os produtores rurais para tomada de decisões

20 Mai2019Da redação18h45

Para orientar os produtores do grão, a Fundação MS disponibiliza, gratuitamente, a publicação Tecnologia e Produção - Milho Safrinha 2018, com informações técnicas e resultados de pesquisas obtidos ao longo do período. O material serve como base para os produtores rurais na tomada de decisão, já que todos os anos, novos híbridos de milho são lançados, bem como produtos que auxiliam a produção.

A publicação é distribuída gratuitamente durante o circuito de palestras de apresentações de resultados sobre a safra 18/19. O material sobre a safrinha traz os estudos realizados nos 12 municípios onde há unidades de pesquisas da Fundação MS. Os resultados foram gerados por meio das demandas dos próprios produtores, em conjunto com o Conselho Técnico Científico da instituição, que realiza a avaliação quanto à viabilidade dos trabalhos efetuados.

Entre os temas discutidos, o material apresenta informações sobre o manejo da nutrição e seus efeitos na produtividade do milho safrinha, uma análise sobre grãos avariados, manejo e controle de pragas e as principais doenças que acometem a cultura. Além disso, o leitor tem acesso aos resultados da rede de validação de híbridos de milho safrinha do ano 2018, com dados de Dourados, Maracaju, Naviraí, Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste.

O presidente da Fundação MS, Luciano Mendes, destaca que a publicação é uma ferramenta a mais para os produtores rurais do Estado. “Observamos que os bons índices obtidos nas propriedades se deve à busca dos produtores por resultados positivos, por meio da capacitação das equipes e adoção de novas tecnologias, o que também proporciona emprego e renda”.

A difusão de tecnologias é promovida pela Fundação MS por meio dos dias de campo e os circuitos de apresentações de resultados de pesquisas na safra e safrinha, de forma gratuita à produtores, técnicos e estudantes.

Apresentações de resultados - O circuito de palestras com apresentações de resultados sobre a safra 2018/2019 continua durante o mês de maio nos seguintes municípios: Anaurilândia (21/05), Ivinhema (22/05), Rio Brilhante (23/05), São Gabriel do Oeste (24/05). Outras informações podem ser obtidas pelo site www.fundacaoms.org.br ou pelo telefone (67) 3454-2631.

Veja Também

Plano Safra terá R$ 225,59 bilhões em créditos para agricultores
Campanha de vacinação contra aftosa encerra neste sábado em MS
Governo quer acabar com prazo para cadastro ambiental rural
Fiscais de MS vão ao PR conhecer trabalho de retirada da vacinação contra aftosa
MS tem produção prevista de 9,6 milhões de toneladas de milho
Dia de Campo mostra tecnologias para milho safrinha em São Gabriel
Tereza Cristina quer Brasil com política agrícola definida
Prorrogado prazo para cadastramento de áreas para plantio de milho em MS
Produtores de MS devem atualizar dados durante campanha contra aftosa
Agronegócio responde por 95,5% das exportações