Menu
20 de maio de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Alerta

Iagro confirma casos de raiva em municípios de MS

Produtores rurais devem realizar a vacinação em todos os herbívoros para evitar a proliferação da doença

4 Abr2019Da redação16h33

O coordenador dos Programas: Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH) e de Prevenção e Vigilância da Encefalopatia Espongiforme Bovina (PNEEB), o Fiscal Estadual Agropecuário, Fábio Shiroma confirmou casos de raiva em Amambai, Tacuru, Sete Quedas e Paranhos, às margens dos Rios Iguatemi, Ipuitã e Rio Fogui.

Com a confirmação dos casos, a Iagro deu início ao trabalho para alertar os produtores rurais de toda região para a necessidade de vacinação em todos os herbívoros, para evitar assim a proliferação da doença.

A orientação é que, caso seja observado algum abrigo de morcego nas propriedades, ou animais com sintomatologia nervosa (andar cambaleante ou vindo a óbito entre 3 a 7 dias), os animais não devem ser manuseados e a IAGRO mais próxima precisa ser comunicada. A pessoa que entrar em contato com animal com suspeita de Raiva ou for agredido por cães, gatos ou morcegos, deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.

Balanço - No mês de março deste ano, foram realizadas ações de Controle da Raiva nos municípios de Santa Rita do Pardo, Bela Vista, Coxim, Miranda, Paranaíba, Cassilândia e Inocência. Foram visitadas 54 propriedades rurais com vistoria e captura de morcegos hematófagos em 66 abrigos num total de 845 morcegos capturados e controlados. Também foram realizadas 2 palestras, sendo uma em Coxim e outra em Bela Vista com a participação de 96 produtores rurais.

Veja Também

Informações sobre a safrinha em MS são divulgadas em material gratuito
Produtores de MS devem atualizar dados durante campanha contra aftosa
Agronegócio responde por 95,5% das exportações
Febre Aftosa Foi lançada hoje a campanha de vacinação contra aftosa Com previsão de imunizar 21 milhões de animais entre bovinos e bubalinos, a vacinação contra a febre aftosa tem início
Bolsonaro diz que não quer atrapalhar quem produz
Executivo quer criar programa de atualização do cadastro da pecuária
Pecuarista influente morre vítima de pneumonia
Clima prejudica e produção de soja em MS
Estoque de caprinos e ovinos podem ser regularizados por meio de anistia
Membros da Câmara de Mineração conhecem relatórios sobre barragens