Menu
19 de maio de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Agropecuária

Ferramenta gratuita da Embrapa ajuda a tirar dúvidas sobre gado de corte

Conteúdo é subsidiado por pesquisadores da Embrapa Gado de Corte, localizada em Campo Grande

7 Mar2019Da redação19h19

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, criou e colocou no ar no final de 2018 a ferramenta online chamada FAQ Gado de Corte, que pode ser acessado de forma gratuita tanto pela internet quanto por meio de um aplicativo.

Com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas dos produtores sobre pecuária de corte, o FAQ Gado de Corte reúne mais de 700 perguntas e respostas, que podem ser consultadas pelas categorias e tags. O conteúdo é subsidiado por técnicos e apoiado por pesquisadores da Embrapa Gado de Corte, localizada em Campo Grande. 

Dúvidas solucionadas de forma simples - O ambiente virtual do FAQ é de uso bastante simples e intuitivo. A tela inicial conta com uma caixa de pesquisa, em que o produtor pode digitar uma palavra relacionada ao assunto de seu interesse. Por exemplo: se a dúvida do criador for sobre o boi Nelore, basta digitar “nelore” no campo de busca e, em seguida, a plataforma apresentará todos os resultados que contêm essa palavra.

É possível também pesquisar um assunto clicando na nuvem de palavras-chave, que apresenta os termos mais pesquisados, ou por categoria.

A intenção da unidade da Embrapa foi apresentar de forma eficiente e clara aos produtores informações úteis sobre a rotina no campo. O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do órgão, que recebe cerca de 20 dúvidas diariamente, e o livro “Série 500 Perguntas 500 Respostas – Gado de Corte (2ª edição)” serviram como base de dados para a plataforma. Ela concentra dúvidas como “Tenho um projeto de confinamento de bois e preciso saber se é viável alimentação com silo de milho” e “Qual a ração recomendada para a desmama precoce de bezerros?”, entre outras centenas de perguntas.

Entre os assuntos em alta na plataforma, tags como cruzamento de raças, pastagem, manejo, desmama, suplementação, fertilidade são as mais procuradas.

O aplicativo para Android é gratuito, e, após sua sincronização com a plataforma web, não requer conexão à internet para ser acessado. 

Veja Também

Produtores de MS devem atualizar dados durante campanha contra aftosa
Agronegócio responde por 95,5% das exportações
Febre Aftosa Foi lançada hoje a campanha de vacinação contra aftosa Com previsão de imunizar 21 milhões de animais entre bovinos e bubalinos, a vacinação contra a febre aftosa tem início
Bolsonaro diz que não quer atrapalhar quem produz
Executivo quer criar programa de atualização do cadastro da pecuária
Pecuarista influente morre vítima de pneumonia
Clima prejudica e produção de soja em MS
Estoque de caprinos e ovinos podem ser regularizados por meio de anistia
Membros da Câmara de Mineração conhecem relatórios sobre barragens
Iagro confirma casos de raiva em municípios de MS