Menu
29 de março de 2020 • Ano 9
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Agricultura

Embrapa alerta para geada em junho no Estado

Geada deve atingir municípios da região Sul do Estado e pode prejudicar milho safrinha

15 Jan2020Da redação14h14

A Embrapa Agropecuária Oeste, por meio do sistema de previsão de geada, alerta que existe uma alta probabilidade de ocorrer geada em junho deste ano, em municípios da região sul de Mato Grosso do Sul. Segundo o orgão, é possível que essa geada seja classificada como forte, o que quer dizer que deve acontecer em condições de temperatura abaixo de 1ºC.

A probabilidade da ocorrência é de 96% de chance. Já a respeito das temperaturas baixas, a probabilidade é de até 74%.

Esse evento deve, segundo o orgão, prejudicar o desenvolvimento do milho safrinha. Segundo Danilton Luiz Flumignan, pesquisador da Empbrapa Agropecuária Oeste, as geadas são motivo de grande preocupação por parte dos produtores, especialmente se elas ocorrem no mês de junho. “Em junho, normalmente o milho ainda se encontra em uma fase sensível de seu desenvolvimento e a dimensão do prejuízo está associada à intensidade da geada”, esclarece ele.

É justamente por esse motivo que o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) estabelece que, nessa região, o milho safrinha deve ser semeado até 10 de março, pois até essa data os riscos são mínimos.

Porém, nessa safra a semeadura da soja em geral foi feita tardiamente, devido ao atraso nas chuvas. Assim, a tendência natural é que a semeadura do milho safrinha também seja realizada mais tarde. O alerta do pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste é que os agricultores busquem o apoio de técnicos capacitados e explica “a possibilidade de geada forte, no mês de junho, coloca essa safra de milho safrinha numa condição de alto risco, assim o planejamento deve ser feito de modo a minimizar os possíveis prejuízos que podem se tornar realidade caso esse cenário futuro de clima se confirme no Sul do Estado”.

Danilton sugere ainda que para esse ano sejam levadas em consideração outras alternativas de cultivo de cereais de inverno no planejamento agrícola, tais como: trigo e aveia e ressalta ainda que “essas são opções viáveis, desde que fatores como disponibilidade de sementes no mercado e canais de comercialização sejam favoráveis”.

Previsões - Este é o terceiro ano, consecutivo, que a Embrapa divulga as previsões de geadas para o mês de junho na região Sul de Mato Grosso do Sul. Nos anos anteriores, a Embrapa previu que as temperaturas mínimas não seriam suficientes para configurar condições favoráveis a ocorrência de geadas.

Com informações da Assessoria

Veja Também

Instituto Mirim divulga lista de beneficiados
Produtores de soja tem até sexta-feira para registro das áreas
Máquinas inteligentes, econômicas e práticas
Governador participa da abertura do Showtec
Showtec 2020 começa nesta quarta-feira em Maracaju
Previsão de nova safra recorde
Semagro discute criação do fundo privado em defesa da agropecuária de MS
Fundo privado em defesa da agropecuária de MS deve ser criado
Moagem de cana atinge 44 milhões de ton em MS
Produção de grãos do país na safra 2019/2020 deverá ser recorde