Campo Grande •23 de Fevereiro de 2018  • Ano 7
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full Banner Águas Guariroba - Campanha Águas Faz Mais

Da redação | Quarta, 5 de Outubro de 2016 - 10h27Em MS, 5,4% da área de soja é semeada em apenas 15 diasEm relação à safra 2015/2016, atual porcentagem de área plantada no estado é 1% inferior na data de 30 de setembro

(Foto: Divulgação)

Após o encerramento do vazio sanitário e a liberação para o plantio da safra 2016/2017 de soja, a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) divulga nesta quarta-feira (05) seu primeiro balanço sobre o avanço da semeadura da oleaginosa no estado.

Entre os dias 19 e 29 de setembro, técnicos do Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), ferramenta desenvolvida pela entidade, visitaram propriedades nos principais municípios produtores do grão. Com base nessas informações, verificou-se que 5,4% da área de soja acompanhada pelo Siga MS iniciou o plantio até 30 de setembro.

Estimativas

A Aprosoja/MS espera que sejam utilizados 2,520 milhões de hectares nesta safra, projeta produção de 7,787 milhões (7,79) de toneladas do grão e estima produtividade de 51,5 sacas por hectare, mesma média de produtividade obtida no ciclo passado.

Evolução do plantio da soja

Em relação ao avanço do plantio, verifica-se que a região sul está com porcentagem média de área plantada mais avançada, em torno de 8,3%. Na relação entre todas as cidades produtoras, apenas cinco municípios apresentam plantio acima dessa média. Ponta Porã, Sete Quedas, Laguna Carapã, Amambai e Aral Moreira apresentam 15% da semeadura concluída.

Já a região centro está com 0,6% da área plantada, sendo que apenas as cidades de Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante iniciaram o plantio.

Na região norte, que apresenta 0,9% da semeadura concluída, apenas os municípios de Chapadão do Sul, Costa Rica e São Gabriel do Oeste começaram a plantar. Com isso, estima-se que, até o momento, foram plantados aproximadamente 124 mil hectares e o levantamento indica que a semeadura poderá se estender até a primeira quinzena de novembro.

Comparativo

Em relação à safra 2015/2016, a atual porcentagem de área plantada no estado é 1% inferior na data de 30 de setembro. Outras informações podem ser obtidas na íntegra na Circular Técnica n° 179, disponível por meio de cadastro no link: http://www.sigaweb.org/ms/sistema/.

Veja Também
Governo do Estado repassa R$ 90 mil à Fundapam para realização da Dinapec
IBGE conclui levantamento até o dia 28
Agricultores familiares poderão regularizar dívidas até 27 de dezembro
Comunidade Furnas do Dionísio recebe certificação de Agricultura Familiar
Domingo, 4 de Fevereiro de 2018 - 10h18MS inicia colheita da soja e deve colher 8,7 mi de toneladas De acordo com o levantamento, 24 municípios iniciaram o processo de colheita
Nebulosidade prejudica lavouras de soja em MS
Sábado, 20 de Janeiro de 2018 - 17h38Sucessão familiar na Agropecuária Mais de 260 pessoas participam do Encontro Jovens do setor rural
Colheita da soja começa em fevereiro
Showtec 2018 destaca tecnologia sustentável
Reflore/MS marca presença no Showtec 2018
Square notícia uci
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
Rec banner - Patio central
DothShop
DothNews
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2018 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento