Menu
18 de junho de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Soja

Em MS, 5,4% da área de soja é semeada em apenas 15 dias

Em relação à safra 2015/2016, atual porcentagem de área plantada no estado é 1% inferior na data de 30 de setembro

5 Out2016Da redação10h27

Após o encerramento do vazio sanitário e a liberação para o plantio da safra 2016/2017 de soja, a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) divulga nesta quarta-feira (05) seu primeiro balanço sobre o avanço da semeadura da oleaginosa no estado.

Entre os dias 19 e 29 de setembro, técnicos do Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), ferramenta desenvolvida pela entidade, visitaram propriedades nos principais municípios produtores do grão. Com base nessas informações, verificou-se que 5,4% da área de soja acompanhada pelo Siga MS iniciou o plantio até 30 de setembro.

Estimativas

A Aprosoja/MS espera que sejam utilizados 2,520 milhões de hectares nesta safra, projeta produção de 7,787 milhões (7,79) de toneladas do grão e estima produtividade de 51,5 sacas por hectare, mesma média de produtividade obtida no ciclo passado.

Evolução do plantio da soja

Em relação ao avanço do plantio, verifica-se que a região sul está com porcentagem média de área plantada mais avançada, em torno de 8,3%. Na relação entre todas as cidades produtoras, apenas cinco municípios apresentam plantio acima dessa média. Ponta Porã, Sete Quedas, Laguna Carapã, Amambai e Aral Moreira apresentam 15% da semeadura concluída.

Já a região centro está com 0,6% da área plantada, sendo que apenas as cidades de Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante iniciaram o plantio.

Na região norte, que apresenta 0,9% da semeadura concluída, apenas os municípios de Chapadão do Sul, Costa Rica e São Gabriel do Oeste começaram a plantar. Com isso, estima-se que, até o momento, foram plantados aproximadamente 124 mil hectares e o levantamento indica que a semeadura poderá se estender até a primeira quinzena de novembro.

Comparativo

Em relação à safra 2015/2016, a atual porcentagem de área plantada no estado é 1% inferior na data de 30 de setembro. Outras informações podem ser obtidas na íntegra na Circular Técnica n° 179, disponível por meio de cadastro no link: http://www.sigaweb.org/ms/sistema/.

Veja Também

Famasul elege nova diretoria neste sábado
Conab inspeciona condições de armazenagem de produtos
Vazio sanitário da soja começa dia 15 de junho em MS
Prazo para quitar dívidas do crédito fundiário está terminando
Plano Safra libera recursos a partir de 1º de julho
Rally da Safra 2018 finaliza avaliação de safrinha em MS
Extendido prazo para inscrições do CAR
Prazo para vacinação contra a febre aftosa é prorrogado em MS
Exportações de carne bovina de MS crescem 5,6%
Programa ABC Cerrado abre vagas para capacitar produtores rurais