Menu
29 de fevereiro de 2020 • Ano 9
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Soja

Previsão de nova safra recorde

Conab e Aprosoja já estimam que plantio tardio não deve afetar a produção

19 Jan2020Laureano Secundo07h02

O mais recente levantamento divulgado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento)  trouxe MS com média de crescimento acima dos 2,5% previstos para o País e com melhor desempenho da região Centro-Oeste. A projeção da Conab de aumento de 6,8% na produção de grãos em Mato Grosso do Sul para a safra 2019-2020.

Assim como a Conab, a Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) a produção terá um incremento de 12,5% e na área estimamos que a soja ocupou 6,18% a mais, em relação à safra passada. Os números divulgados registraram novo recorde nacional da série histórica e são referentes ao quarto levantamento da Conab para a safra atual

 

Mato Grosso do Sul, apesar do atraso no plantio de soja devido a prolongada estiagem, conseguiu superar as dificuldades e apresentar bom desenvolvimento. Os dados do Siga/MS (Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio) e indicam que a produção do grão deve ficar acima da média obtida na última safra. 

Apesar do atraso na etapa do plantio de soja em decorrência da estiagem, Mato Grosso do Sul conseguiu superar as dificuldades e apresentar bom desenvolvimento. A avaliação é da Aprosoja-MS (Associação de Produtores de Soja e Milho de MS), que comemorou projeção da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) de aumento de 6,8% na produção de grãos em Mato Grosso do Sul para a safra 2019-2020.

“Teremos uma safra pujante. As chuvas tem ocorrido de forma satisfatória e a expectativa mantém alta. Assim como a Conab, estimamos crescimento. Na produção devemos ter um incremento de 12,5% e na área estimamos que a soja ocupou 6,18% a mais, em relação à safra passada”, afirmou o presidente da entidade, André Dobashi.

Os dados mencionados por ele são oriundos do Siga/MS (Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio) e indicam que a produção do grão deve ficar acima da média obtida na última safra. Para Dobashi, o desempenho é decorrente da importância dada pelos agricultores aos critérios técnicos e as entidades de pesquisa têm grande participação nos resultados.

Nesta quarta-feira (08), levantamento divulgado pela Conab trouxe MS com média de crescimento acima dos 2,5% previstos para o País e com melhor desempenho da região Centro-Oeste. Os números divulgados registraram novo recorde nacional da série histórica e são referentes ao quatro levantamento da Conab para a safra atual

Veja Também

Produtores de soja tem até sexta-feira para registro das áreas
Máquinas inteligentes, econômicas e práticas
Governador participa da abertura do Showtec
Showtec 2020 começa nesta quarta-feira em Maracaju
Semagro discute criação do fundo privado em defesa da agropecuária de MS
Fundo privado em defesa da agropecuária de MS deve ser criado
Moagem de cana atinge 44 milhões de ton em MS
Embrapa alerta para geada em junho no Estado
Produção de grãos do país na safra 2019/2020 deverá ser recorde
Produção de soja safra 2019/2020 será de quase 10 milhões de toneladas