Menu
24 de setembro de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Mega Banner Victor Center
Agricultura

Abertura nacional do Plantio de Soja

Terenos (MS) sedia evento que marca início do plantio da Safra 2018/2019

15 Set2018Da redação11h09

A Fazenda Jaraguá, no município de Terenos (MS), vai sediar na próxima segunda-feira (17/9) a Abertura Oficial do Plantio de Soja da Safra 2018/2019. A iniciativa faz parte do projeto Soja Brasil, que tem como tema central “Cenário Político e os grandes desafios da Safra 2018/2019” e contará com importantes nomes do agronegócio para debater assuntos relevantes para o bom andamento da safra.

Estarão presentes os presidentes da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), Bartolomeu Braz Pereira, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famasul), Maurício Saito, da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul (Aprosoja MS), Juliano Schmaedecke, da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputada federal Tereza Cristina, além de autoridades, pesquisadores, empresários e produtores de diversas regiões.

Como acontece todos os anos, o Projeto Soja Brasil fará a abertura simbólica da temporada 2018/2019 e trará uma análise sobre os desafios e as oportunidades da política agrícola, perspectivas em relação ao clima para esta safra e a importância do calendário da soja para garantir sanidade e boa produtividade.

Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleo Vegetais (Abiove), o Brasil deve produzir nesta safra 118,8 milhões de toneladas do grão, superando os 118,7 milhões do ciclo anterior. O aumento da área plantada é estimado em 3,5%, segundo projeções do USDA. Tratando de Mato Grosso do Sul, a estimativa do Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga MS), é de que a área destinada ao cultivo da oleaginosa, de 2,7 milhões de hectares, cresça aproximadamente 4%. Superando a produção de 9,590 milhões de toneladas, produzidas no ciclo anterior. 

Programação

Quem abre os trabalhos neste dia, às 9h (Brasília) é a diretora do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), Adriana Brondani, com o painel técnico “O futuro da biotecnologia e a importância do glifosato para a agricultura brasileira”.

Na sequência, o especialista em Agronegócio da MB Associados, Alexandre Mendonça de Barros, assume o púlpito para falar sobre as “Perspectivas do mercado da soja, cenário político e macroeconômico”.

Após as duas palestras será aberto um debate mais amplo que contará, além do analista de mercado, com representante da Secretaria de Agricultura de Mato Grosso do Sul.

Fechada a rodada de debates, todas as autoridades presentes e os produtores irão a campo para enfim abrir oficialmente a safra de soja 2018/2019. Ponto alto do evento, os participantes poderão acompanhar as semeadeiras enfileiradas iniciando os trabalhos.

 

Veja Também

MS produzirá mais de 10 milhões de toneladas de soja
Governo realizará leilão presencial de 47 bovinos em Aquidauana
Produção da alface se consolida
1º Fórum para ampliação da zona livre de febre aftosa sem vacinação no Brasil
ExpoMS Rural terá palestra sobre vantagens do Girolando
Campanha de vacinação da febre aftosa atinge 99% de cobertura
Festa do Pé de Soja Solteiro é incluído no Calendário Oficial do Estado
MS já colheu mais da metade da área plantada de milho
Hortifrutigranjeiro Congresso debate produção sustentável Congresso Brasileiro de Olericultura: confira as ações do Senar/MS no evento
Vazio sanitário da soja permanece em MS