Menu
19 de junho de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Agropecuária

Abates do Precoce MS já superam meta estipulada para 2017

No último dia 15 de agosto, sistema contabilizava 81709 animais abatidos

19 Ago2017Da redação08h34

O número de cabeças bovinas abatidas no Precoce MS – Sub-Programa de Apoio à Criação de Bovinos de Qualidade e Conformidade – superou a meta compromissada para o ano de 2017. O número alvo anunciado em 16 de abril deste ano, quando o governador Reinaldo Azambuja lançou o Precoce MS (totalmente reformulado), era de 80 mil abates até dezembro. No último dia 15 de agosto, no entanto, o sistema de controle do programa já contabilizava 81709 animais abatidos, conforme a Coordenadoria de Pecuária da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

“Essa é uma notícia excelente para o setor agropecuário e para a economia sul-mato-grossense. O Precoce MS tem por objetivo incentivar o aumento de produtividade da pecuária do Estado e foi remodelado pela Semagro e pelos nossos parceiros, como a Embrapa e o Mapa. Esse resultado de 81 mil abates, em quatro meses de atividade, mostra que o programa surtiu efeito, com uma participação efetiva do produtor e dos frigoríficos e aponta que mercado está reconhecendo a qualidade da carne sul-mato-grossense”, comenta o secretário da pasta, Jaime Verruck.

Com esse resultado, a Semagro realiza uma importante entrega estabelecida no Contrato de Gestão firmado com o governador Reinaldo Azambuja para o ano de 2017. “Esse programa é o primeiro que nós atingimos os 100% da meta compromissada dentro do contrato de gestão com o governo”.

Na avaliação do secretário, o Precoce MS representa uma nova fase na pecuária sul-mato-grossense. “Foi um trabalho árduo nos últimos meses para oferecer maior celeridade e segurança ao processo, executado por técnicos do Governo, das instituições parceiras e das indústrias. Temos agora um programa totalmente informatizado e em consonância com a realidade e exigências do mercado atual”.

Capacitações - Conforme levantamento da Coordenadoria de Pecuária da Superintendência de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar, da Semagro, 393 profissionais, dentre médicos veterinários, engenheiros agrônomos e zootecnistas, já foram habilitados a atuar como responsáveis técnicos dos produtores rurais no Precoce MS, em 16 cursos de capacitação realizados. Ao todo, 589 propriedades já foram aprovadas, três frigoríficos estão credenciados e outros sete estão em processo de credenciamento.

Para acompanhar as próximas edições do curso basta acessar o endereço eletrônico.

Veja Também

Famasul elege nova diretoria neste sábado
Conab inspeciona condições de armazenagem de produtos
Vazio sanitário da soja começa dia 15 de junho em MS
Prazo para quitar dívidas do crédito fundiário está terminando
Plano Safra libera recursos a partir de 1º de julho
Rally da Safra 2018 finaliza avaliação de safrinha em MS
Extendido prazo para inscrições do CAR
Prazo para vacinação contra a febre aftosa é prorrogado em MS
Exportações de carne bovina de MS crescem 5,6%
Programa ABC Cerrado abre vagas para capacitar produtores rurais